![]() |
Os alertas mensais de desmatamento na Amazônia continuam apontando para uma redução do desmatamento, segundo números divulgados na semana passada pelo Imazon. Em março, foram detectados 20 quilômetros quadrados de desmate, uma redução de 75% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando o desmatamento somou 79 km². Uma redução um pouco maior, de 77%, também foi verificada em fevereiro, quando foram registrados 11 km² de alertas de desmatamento.
Entretanto, as nuvens no meio do caminho, entre o satélite que fica de olho na mudança da floresta amazônica brasileira e o solo, prejudicam o sensoriamento remoto. Elas escondem queimadas e desmatamentos e é exatamente por isso que os bons números apresentados no Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Imazon devem ser olhados com cuidado. Apenas 31% da área florestal na Amazônia pôde ser monitorada em fevereiro. Esse número sobiu um pouco em março, com 42% da área visível para o satélite.
Seguindo esse cenário, o desmatamento acumulado entre agosto de 2013 a março de 2014 caiu 61%, em comparação com o mesmo período no ano anterior (o ano-calendário do desmatamento começa em agosto e termina em julho seguinte). Foram desmatados 560 km² desde agosto. Entre agosto e março do período passado, o desmatamento somou 1.430 km².
Veja no mapa do InfoAmazonia
Saiba Mais
Boletim do Desmatamento do SAD – Fevereiro e Março 2014 – PDF produzido pelo Imazon
Leia Também
Desmatamento dispara em janeiro, mas mantêm tendência anual de queda
Conservação para o Banco Mundial Ver
Estudo mostra que redução de área protegida favorece desmatamento
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Onça-parda fere criança em trilha na Chapada dos Veadeiros
Animal, que estava em cima de uma árvore, teria se sentido acuado com aproximação da família e deixou ferimentos no rosto da criança, que está hospitalizada em Brasília →
Guapimirim recebe abertura do montanhismo e celebra Pedra do Sino
Pela 1ª vez, o município recebe evento oficial do Parque Nacional da Serra dos Órgãos e celebra 185 anos da trilha que leva para a montanha mais alta da Serra fluminense →
Amostras de bonito-pintado no Rio registram até o dobro do limite seguro de mercúrio
Pesquisa identificou níveis de mercúrio acima do permitido em 50% das amostras do peixe comercializados em Cabo Frio, no litoral fluminense →


