Notícias

((o))eco na 20ª Semana do Meio Ambiente PUC-Rio

((o))eco organiza a palestra deste último dia do evento. Saiba o que está por trás da água que chega à sua torneira. Assista ao vivo aqui.

Redação ((o))eco ·
5 de junho de 2014 · 7 anos atrás

O estado de São Paulo sofre em 2014 com a falta de chuvas e ensaiou uma briga com o estado do Rio de Janeiro pelas águas do rio Paraíba do Sul. Podemos estar prestes a entrar em um período de escassez crônica de chuvas e, logo, água. E agora? Saiba o que está por trás da água que chega à sua torneira participando do painel “Ciclo das águas”, organizado pelo site ((o))eco dentro da 20ª Semana do Meio Ambiente PUC-Rio. O evento será na manhã desta 6ª feira, 06 de junho, no auditório RDC da PUC, entre 10 e 12 horas.

Eduardo Pegurier, editor de ((o))eco, coordena a mesa, que abre com Gerard Moss mostrando imagens e falando sobre a sua experiência como pesquisador e piloto do projeto Rios Voadores, que investiga sobre vapor de água amazônico e sua ligação com o regime de chuvas em outras regiões do Brasil. Em seguida Antonio Oliveira, professor de hidrologia da PUC-Rio, falará sobre padrões pluviométricos no Brasil e no mundo. Ele explicará porque chove mais no hemisfério Sul e, ao mesmo tempo, sobre como o Brasil trata suas águas.

Luiz Firmino, arquiteto e urbanista, ex-presidente do INEA, segue com uma exposição sobre gestão ambiental de bacias hidrográficas, que fala sobre administração das demandas por água pelos municípios que repartem os mesmos rios. Fecha o painel Pedro Menezes, diplomata e ex-diretor de áreas protegidas do ICMBio, órgão federal que administra os parques nacionais do Brasil. Ele contará o papel das áreas protegidas na conservação de água, como o próprio Parque Nacional da Tijuca, recuperado de plantações de café no Século 19 para proteger os mananciais que supriam a cidade do Rio de Janeiro.

No painel também será apresentado o WikiParques, projeto de ((o))eco em parceria com a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. O WikiParques é um site interativo dedicado aos cidadãos que querem compartilhar seus conhecimentos, explorar e debater sobre nossos Parques Nacionais e áreas protegidas.

Abaixo você pode assistir o evento ao vivo a partir de 10h desta sexta.

 

Leia também
O aviador ambientalista – com Gérard Moss
Aplicativo permite acompanhar nível dos mananciais de SP
((o))eco lança o site colaborativo WikiParques

Leia também

Notícias
21 de outubro de 2021

Até 2020 Rondônia não possuía lei para regular destinação de terras públicas

Estado tem quase 30% de seu território ocupado por terras não destinadas. Briga entre Legislativo e Executivo rondonienses dificultam formalização dos processos

Reportagens
21 de outubro de 2021

Superintendente dá aval para obras que ameaçam habitat de peixe das nuvens cearense

Duplicação de rodovia no litoral do Ceará foi embargada pelo Ibama em janeiro para proteger espécie de peixe das nuvens ameaçada. Com desembargo, pesquisadores temem pela destruição do habitat já restrito da espécie

Notícias
20 de outubro de 2021

Desmatamento na Amazônia já chega a quase 9 mil km² em 2021, mostra Imazon

Somente em setembro foram destruídos 1.224 km² de floresta, área equivalente a mais de 4 mil campos de futebol por dia. Números sãos os maiores em 10 anos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta