Nos últimos anos o blog Geonotícias aqui de ((o))eco brindou seus leitores com uma série de posts onde lindas imagens de satélite mostravam as belezas naturais de nosso país vistas lá do alto. Ao final das postagens sempre convidamos os leitores a conhecer aqueles lugares pessoalmente. Muitas vezes aqueles lugares tão maravilhosos estavam apenas alguns quilômetros distantes de quem apreciava as colunas, mas as pessoas não tinham noção de quão perto eles estavam.
Este ano, com o lançamento do WikiParques, voltamos a tocar nesta tecla. A interatividade do site vai além, permitindo que as pessoas compartilhem seus conhecimentos, transformando o “conhecer para conservar” em “colaborar para proteger”. Este post é um mashup entre os posts do Geonotícias e as informações do WikiParques. As imagens abaixo, capturadas via Google Earth, são de Parques Estaduais cadastrados no WikiParques pelos próprios usuários. Quando foi lançado o site tinha apenas verbetes para os 69 Parques Nacionais, mas hoje já são mais de 130 áreas protegidas cadastradas, e novas unidades de conservação sendo cadastradas a cada dia.
Então, além de apreciar então as imagens abaixo, visite os Parques Estaduais perto da sua casa, contribua com informações e fotos para o WikiParques e ajude a conservar e proteger as nossas unidades de conservação. Clique no nome do parque para visitar o verbete, e na imagem para ampliar.
Parque Estadual Cachoeira da Fumaça
Parque Estadual Caminho dos Gerais
Parque Estadual da Ilha do Mel
Parque Estadual Dunas do Natal
Leia também
Mapeando os parques do WikiParques
O Brasil visto do espaço é maravilhoso
A beleza do Brasil visto do espaço
Ficou mais fácil navegar no WikiParques
Leia também
Autogestão comunitária como princípio de Justiça Ambiental
Livres consultas recíprocas estabeleceram benefícios econômicos para todos, que assumem práticas ambientalmente corretas sem sacrificar individualidade alguma →
Por que forçar as pessoas a adotar práticas ecológicas pode sair pela culatra
Um novo estudo revela um dilema para a política climática: as pessoas não gostam quando dizem a elas o que fazer →
Saúde na Amazônia precisa ser redesenhada diante da crise climática, defendem pesquisadores
SUS na Amazônia precisa se adaptar às mudanças climáticas, incorporando saberes tradicionais, indicadores locais e estratégias de cuidado ajustadas ao território, apoiam →








