Vitoriosa em sua partida de estreia na Copa do Mundo de 2014, sua décima participação na competição, a Suíça não tem um histórico satisfatório nos mundiais, embora já tenha chegado as quartas de final nas Copas de 1934, 1938 e 1954 (quando foram os anfitriões). Neste ano, a Suíça quer, no mínimo, repetir sua melhor classificação em mundiais, que foi coincidentemente em 1950, o primeiro Mundial realizado em terras tupiniquins.
Primeira em seu grupo nas Eliminatórias, a Suíça conta com uma geração equilibrada, que chegou a vencer o Brasil em seu primeiro amistoso após a conquista da Copa das Confederações de 2013. Seus principais expoentes são Xherdan Shaqiri, habilidoso meia do Bayern de Munique (ALE); Stephan Lichtsteiner, lateral direito da Juventus (ITA) e Gökhan Inler, meia do Napoli (ITA).
No campo das áreas protegidas,o principal atacante da Suiça é o Parque Nacional Suíço, o único do país. O parque preserva 17.030 hectares (ou 170,3 km²), o que equivale a 0,4% do território do país. É uma área pouco menor que o gaúcho Parque Nacional de Serra Geral, com seus 17.301,89 hectares, criado em 1992.
O Parque Nacional Suíço (Parc Naziunal Svizzer) fará 100 anos no dia 01 de agosto. É o primeiro parque nacional nos Alpes e um dos primeiros da Europa. É resultado de uma luta travada pela centenária Pro Natura (ex-Associação Suíça de Proteção à Natureza), a primeira organização ambientalista da Suíça, fundada em 1909. O Brasil demorou mais 23 anos para criar o primeiro parque: o Parque Nacional da Itatiaia, em 1937, ainda durante os anos Vargas.
O Parque Nacional Suíço foi criado para garantir que um pedaço de paisagem de montanha da Suíça se mantivesse inteiramente preservada e que qualquer alteração fosse objeto de observação e pesquisa científica. O parque protege um pedaço da paisagem alpina, com uma riqueza de flora e fauna (como camurça, veados e marmotas). Contém grande variedade de trilhas com diferentes graus de dificuldade, que no total somam 80 km. Por ser uma área de proteção integral, lá é proibida a entrada de cachorros e não há estação de esqui. Aproximadamente 150 mil pessoas visitam o parque todos os anos.
Além do parque, a Suíça mantém mais duas áreas protegidas: Alpes Suiços Jungfrau-Aletsch-Bietschhorn (de 82.400 hectares, que entrou para a lista de Patrimônio Mundial da UNESCO em 2001) e a Região tectônica de Sardona, também tombada pela Unesco em 2008, que abrange 32.850 hectares de paisagem montanhosa.
Veja abaixo algumas das figurinhas carimbadas da Suíça.
Se você quiser torcer para o Brasil neste campeonato de áreas protegidas, acesse o WikiParques e conheça mais sobre as unidades de conservação de nosso país. O WikiParques é um site interativo dedicado aos cidadãos que querem compartilhar seus conhecimentos, explorar e debater sobre nossos Parques Nacionais e áreas protegidas. Colabore para proteger.
Leia também
Copa do Mundo das áreas protegidas: Colômbia
Copa do Mundo das áreas protegidas: Austrália
Copa do Mundo das áreas protegidas: México
Copa do Mundo das áreas protegidas: Irã
Copa do Mundo das áreas protegidas: Honduras
Copa do Mundo das áreas protegidas: Grécia
Copa do Mundo das áreas protegidas: Chile
Copa do Mundo das áreas protegidas: Croácia
Áreas protegidas do mundo em incríveis fotos 360°
Leia também

Mostra exibe gratuitamente filmes com temática socioambiental em São Paulo
Mostra Ecofalante de Cinema vai até o dia 14, e exibe produções sobre luta indígena, racismo ambiental e mulheres na ciência; evento conta com debates e até realidade virtual →

Amazônia registra recorde de queimadas no mês de maio
Número de focos de incêndio é o segundo maior em 18 anos, só perdendo para 2022. Norte da Amazônia já começa a sentir efeitos do El Niño →

“Política não é uma ciência exata”, diz Lula sobre votação no Congresso que esvaziou ministérios
Presidente minimizou votação polêmica da MP 1154. Entidades e políticos criticaram esvaziamento do MMA e ministério dos Povos Indígenas →
Conseguiu vitoria porque comprou , mais uma vez, parte do legislativo. Inocência seria acreditar que
os legisladores votaram a favor do ladrão condenado, por patriotismo ou bem do Brasil. Puro intere$$e particular. Como patrocina ONG$.