Notícias

Copa do Mundo das áreas protegidas: Alemanha

Em campo, a Mannschaft é um gigante. E quando se trata de áreas de conservação, este gigante também não faz feio.

Rafael Ferreira ·
29 de junho de 2014 · 7 anos atrás

A Alemanha é uma das seleções de futebol mais bem sucedidas do mundo. Participou de sete finais de Copas do Mundo, venceu três delas. Também é o país que mais vezes chegou entre os semifinalistas, com 12 aparições, além de ser o detentor do maior número de medalhas no torneio, com 11 (três ouros, quatro pratas e quatro bronzes). Ao lado do futebol brasileiro, pode se dizer que o futebol alemão é um dos mais vitorioso do mundo.

Esta pujança no futebol (e em outros campos, como as artes, o direito e a indústria) se traduz nas suas áreas de conservação. O sistema de espaços protegidos na Alemanha criado pela Bundesnaturgesetz (Lei Federal da Natureza) estabelece que os estados federados devem proteger, com fins ambientais, 10% de seu território. Esta proteção especial pode ser conferida através de sete diferentes categorias, sendo as principais as áreas de conservação da natureza, as áreas de proteção de paisagens, os parques da natureza, as reservas da biosfera e os parques nacionais.

A seleção de parques nacionais alemães conta com 15 jogadores, que cobrem 1.039.558 hectares ou 0,57% do território total do país. O jogador mais antigo é o Parque Nacional Floresta da Bavária (Nationalpark Bayerischer Wald) fundado em 1970. Localizado entre os municípios de Spiegelau, Neuschönau e St Oswald/ Riedlhütte, em seus 24.250 hectares predominam as paisagens de tundra e bosques, cercados por montanhas e cortados por lagos glaciares. Nestas florestas encontram-se lobos, linces, ursos e bisões.

O jogador de peso deste time é o Parque Nacional Laguna da Pomerania Ocidental (Nationalpark Vorpommersche Boddenlandschaft) situado na costa do Mar Báltico. Em 2008, atraiu 3 milhões de visitantes às suas várias penínsulas, ilhas e lagunas costeiras. O parque é caracterizado por suas águas muito rasas que abrigam uma fauna costeira única, um lugar de descanso para dezenas de milhares de garças e gansos. As águas rasas também são um lugar perfeito para a procriação de arenques.

O time é grande e continua crescendo. O Parque Nacional da Floresta Negra (Nationalpark Schwarzwald) entrou em campo recentemente: ele foi inaugurado em janeiro e oficialmente aberto em maio de 2014. São 10,062 hectares de florestas de florestas mistas de altitude e charnecas. Na Floresta Negra, árvores de faia e abeto crescem naturalmente e, seguindo tradição dos parques alemães, a intervenção humana só ocorrer quando há um risco aos visitantes, por exemplo, quando uma árvore está em perigo de cair em um caminho.

Veja abaixo algumas das figurinhas carimbadas das unidades de conservação da Alemanha.

Parque Nacional da Floresta Negra
Parque Nacional da Floresta Negra

Se você quiser torcer para o Brasil neste campeonato de áreas protegidas, acesse o WikiParques e conheça mais sobre as unidades de conservação de nosso país. O WikiParques é um site interativo dedicado aos cidadãos que querem compartilhar seus conhecimentos, explorar e debater sobre nossos Parques Nacionais e áreas protegidas. Colabore para proteger.

 

 

Leia também
Copa do Mundo das áreas protegidas: Costa Rica
Copa do Mundo das áreas protegidas: Itália
Copa do Mundo das áreas protegidas: Gana
Copa do Mundo das áreas protegidas: Coréia do Sul
Copa do Mundo das áreas protegidas: Nigéria
Copa do Mundo das áreas protegidas: Inglaterra
Copa do Mundo das áreas protegidas: Camarões
Copa do Mundo das áreas protegidas: Argélia
Copa do Mundo das áreas protegidas: Bósnia e Herzegovina
Copa do Mundo das áreas protegidas: Suíça
Copa do Mundo das áreas protegidas: Colômbia
Copa do Mundo das áreas protegidas: Austrália
Copa do Mundo das áreas protegidas: México
Copa do Mundo das áreas protegidas: Irã
Copa do Mundo das áreas protegidas: Honduras
Copa do Mundo das áreas protegidas: Grécia
Copa do Mundo das áreas protegidas: Chile
Copa do Mundo das áreas protegidas: Croácia
Áreas protegidas do mundo em incríveis fotos 360°

 

 

 

Leia também

Reportagens
25 de outubro de 2021

Exploração ilegal de madeira aumenta no Mato Grosso e chega a 88,3 mil hectares em 2020

Ilegalidade atinge 38% da área total utilizada para extração de madeira no estado. Mais de 10 mil hectares explorados de forma ilegal foram em áreas protegidas

Análises
25 de outubro de 2021

Como frear crises hídricas, as atuais e as futuras?

Acompanhamos de perto, por aqui, uma expansão imobiliária desordenada, que, à luz do dia, destrói nascentes e despeja esgoto diretamente em cursos d’água

Reportagens
25 de outubro de 2021

Como os estados cuidam da Amazônia: comparamos dados de proteção, orçamento e desmatamento

Análise exclusiva do ((o))eco se debruça sobre dados ambientais dos nove estados da Amazônia Legal para compreender diferenças e semelhanças nas políticas públicas regionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta