A Albiceleste, apelido que os “hermanos” dão à sua seleção, há muito tempo é uma pedra no sapato dos brasileiros. Qual é o melhor? Eles têm Maradona e Messi, nós temos Pelé e Neymar. Eles tem mais títulos na Copa América e nas Olimpíadas. Nós temos mais Copas do Mundo e das Confederações. Em campo, já nos enfrentamos em 95 vezes. Foram 24 empates, 35 vitórias da Argentina, 36 vitórias do Brasil. A diferença é mínima. Um empate técnico.
Quando o assunto são áreas protegidas, de acordo com as estatísticas do Centro de Monitoramento da Conservação Mundial (UNEP-WCMC) da ONU, a Argentina conta com 345 áreas protegidas, que cobrem 5% do território do país, contra as 1.864 áreas brasileiras que equivalem a 26% deste país. Embora o Brasil seja o vencedor, isso não significa que a Argentina para trás na corrida da conservação.
No regime federativo argentino, os recursos naturais são de domínio de cada um dos seus 23 estados provinciais e a maioria tem leis próprias sobre áreas protegidas. As exceções são as chamadas áreas protegidas de “jurisdição nacional” (área protegida nacional, parque nacional, reserva natural, monumento natural, parque natural marinho, reserva natural restrita, reserva silvestre e educativa, área marinha protegida), reguladas pela Lei Nacional nº 22.351/80 e geridas pela Administración de Parques Nacionales (APN), uma autarquia vinculada à Secretaria de Turismo Nacional.
País pioneiro nas Américas na criação de parques nacionais, só fica atrás dos Estados Unidos e do Canadá. Com o objetivo de preservar a paisagem, patrimônio geológico, paleontológico, a flora e a fauna, em 1903, o explorador, naturalista e político Perito Moreno criou o Parque Nacional Nahuel Huapi, o primeiro do país. São 717.261 hectares que abrigam 24 espécies de vertebrados, incluindo espécies ameaçadas como a lontra, símbolo do Parque, e o cervo sul andino.
Além deste, a Argentina conta com outros 41 parques que cobrem cerca de 3,7 milhões de hectares, o que representa cerca de 1,5% da superfície total do país. O mais visitado deles é velho conhecido dos brasileiros: trata-se do Parque Nacional Iguazú, fundado em 1934 com o objetivo de conservar as Cataratas do Iguaçu bem como a biodiversidade local. O parque é localizado na fronteira entre Argentina e Brasil, no contato do norte da província de Misiones com o extremo oeste do estado do Paraná. Ao lado do Parque Nacional do Iguaçu, no lado brasileiro, é um Patrimônio Natural da Humanidade com uma área total de cerca de 250.000 hectares, 67.000 dos quais estão em território argentino.
Veja abaixo algumas das figurinhas carimbadas das unidades de conservação da Argentina.
Se você quiser torcer para o Brasil neste campeonato de áreas protegidas, acesse o WikiParques e conheça mais sobre as unidades de conservação de nosso país. O WikiParques é um site interativo dedicado aos cidadãos que querem compartilhar seus conhecimentos, explorar e debater sobre nossos Parques Nacionais e áreas protegidas. Colabore para proteger.
Leia também
Copa do Mundo das áreas protegidas: Alemanha
Copa do Mundo das áreas protegidas: Costa Rica
Copa do Mundo das áreas protegidas: Itália
Copa do Mundo das áreas protegidas: Gana
Copa do Mundo das áreas protegidas: Coréia do Sul
Copa do Mundo das áreas protegidas: Nigéria
Copa do Mundo das áreas protegidas: Inglaterra
Copa do Mundo das áreas protegidas: Camarões
Copa do Mundo das áreas protegidas: Argélia
Copa do Mundo das áreas protegidas: Bósnia e Herzegovina
Copa do Mundo das áreas protegidas: Suíça
Copa do Mundo das áreas protegidas: Colômbia
Copa do Mundo das áreas protegidas: Austrália
Copa do Mundo das áreas protegidas: México
Copa do Mundo das áreas protegidas: Irã
Copa do Mundo das áreas protegidas: Honduras
Copa do Mundo das áreas protegidas: Grécia
Copa do Mundo das áreas protegidas: Chile
Copa do Mundo das áreas protegidas: Croácia
Áreas protegidas do mundo em incríveis fotos 360°
Leia também
COP da Desertificação avança em financiamento, mas não consegue mecanismo contra secas
Reunião não teve acordo por arcabouço global e vinculante de medidas contra secas; participação de indígenas e financiamento bilionário a 80 países vulneráveis a secas foram aprovados →
Refinaria da Petrobras funciona há 40 dias sem licença para operação comercial
Inea diz que usina de processamento de gás natural (UPGN) no antigo Comperj ainda se encontra na fase de pré-operação, diferentemente do que anunciou a empresa →
Trilha que percorre os antigos caminhos dos Incas une história, conservação e arqueologia
Com 30 mil km que ligam seis países, a grande Rota dos Incas, ou Qapac Ñan, rememora um passado que ainda está presente na paisagem e cultura local →