O futebol lusitano lembra o brasileiro: em lugar da resistência física ou da rigidez tática, características do futebol europeu, uma equipe com um futebol baseado na posse de bola, criatividade, perícia e espontaneidade individual. Como a seleção brasileira, a seleção das Quinas também deposita toda a confiança nos talentos de um jogador: para nós, o jovem Neymar; para eles, o vaidoso Cristiano Ronaldo. Talvez tenha sido esta parte da influência que devolvemos aos gajos em tantos anos de história comum.
É possível que também tenhamos influenciado o modelo de conservação, pois são muito parecidos. Enquanto aqui temos o SNUC, em Portugal, a gestão de áreas naturais se dá pelo Sistema Nacional de Áreas Classificadas (SNAC). Estruturado por Decreto-Lei em 2008, o SNAC é constituído, principalmente, pela Rede Nacional de Áreas Protegidas (RNAP) que criou e definiu as 8 categorias de unidades de conservação portuguesas: parque nacional, reserva natural, parque natural, monumento natural, paisagem protegida, sítio de interesse biológico, reservas e parques marinhos, e áreas protegidas privadas.
Portugal tem 407 áreas protegidas, o que equivale a 8% do território do país, abaixo da média mundial de 11%. Estas áreas protegidas fazem parte da RNAP e são administradas pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), um órgão que no Brasil reuniria as funções do ICMBio e do IBAMA.
O Parque Nacional da Peneda-Gerês foi a primeira área protegida criada em Portugal, em 1971, sendo a única com o estatuto de Parque Nacional. Em uma área total de cerca de 70.290 hectares, estende-se desde a serra do Gerês, ao Sul, até a serra da Peneda próxima da fronteira espanhola. Uma das maiores atrações naturais de Portugal, conserva um rico patrimônio natural e cultural e é um dos últimos locais no país onde se encontram ecossistemas no seu estado original. Abriga uma variedade de fauna (corços, garranos, lobos, aves de rapina) e flora (pinheiros, teixos, castanheiros, carvalhos e várias plantas medicinais). O parque é considerado pela UNESCO como uma Reserva Mundial da Biosfera.
O Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina estende-se por uma faixa estreita do litoral Sudoeste de Portugal. Com uma extensão de 110 km, numa área total de 74.414 hectares. Além de habitat para numerosas espécies de aves e peixes, o parque ainda engloba vilas e aldeias. Ao longo dos séculos, a população local dedicou-se à pesca e à agricultura e pecuária, mas o ecoturismo é uma atividade cada vez mais importante.
Veja abaixo algumas das figurinhas carimbadas das unidades de conservação de Portugal.

Se você quiser torcer para o Brasil neste campeonato de áreas protegidas, acesse o WikiParques e conheça mais sobre as unidades de conservação de nosso país. O WikiParques é um site interativo dedicado aos cidadãos que querem compartilhar seus conhecimentos, explorar e debater sobre nossos Parques Nacionais e áreas protegidas. Colabore para proteger.
Leia também
Copa das áreas protegidas: Bélgica
Copa das áreas protegidas: França
Copa do Mundo das áreas protegidas: Equador
Copa do Mundo das áreas protegidas: Japão
Copa do Mundo das áreas protegidas: Holanda
Copa do Mundo das áreas protegidas: Costa do Marfim
Copa do Mundo das áreas protegidas: Estados Unidos
Copa do Mundo das áreas protegidas: Espanha
Copa do Mundo das áreas protegidas: Argentina
Copa do Mundo das áreas protegidas: Alemanha
Copa do Mundo das áreas protegidas: Costa Rica
Copa do Mundo das áreas protegidas: Itália
Copa do Mundo das áreas protegidas: Gana
Copa do Mundo das áreas protegidas: Coréia do Sul
Copa do Mundo das áreas protegidas: Nigéria
Copa do Mundo das áreas protegidas: Inglaterra
Copa do Mundo das áreas protegidas: Camarões
Copa do Mundo das áreas protegidas: Argélia
Copa do Mundo das áreas protegidas: Bósnia e Herzegovina
Copa do Mundo das áreas protegidas: Suíça
Copa do Mundo das áreas protegidas: Colômbia
Copa do Mundo das áreas protegidas: Austrália
Copa do Mundo das áreas protegidas: México
Copa do Mundo das áreas protegidas: Irã
Copa do Mundo das áreas protegidas: Honduras
Copa do Mundo das áreas protegidas: Grécia
Copa do Mundo das áreas protegidas: Chile
Copa do Mundo das áreas protegidas: Croácia
Áreas protegidas do mundo em incríveis fotos 360°
Leia também

USAID shutdown threatens at least R$ 84 million in environmental projects in Brazil
Six of the top 10 Brazilian beneficiaries in 2024 from the American agency are projects related to the environment →

Neocolonialismo Energético: A transição verde não pode repetir a lógica extrativista
O complexo solar Noor, no Marrocos, expõe a contradição da transição energética sob paradigmas neocoloniais →

Javali: espécie exótica? Sim. Praga? Talvez. Desculpa para a caça? Com certeza
A liberação da caça ao javali não tem servido ao seu controle, mas tem sido eficiente em promover a organização política e agenda dos caçadores →