Notícias

Terra, o planeta dos répteis

Catálogo na web contabiliza mais de 10 mil registros, fazendo que eles estejam entre os maiores grupos de vertebrados do mundo

Vandré Fonseca ·
5 de agosto de 2014 · 10 anos atrás
Este pequeno lagarto encontrado nas florestas do Laos, no Sudeste Asiático, foi descoberto por uma equipe de alemães. Crédito: Truong Nguye.

Manaus, AM – Em agosto, o número de répteis conhecidos em todo o mundo passou da barreira dos 10 mil registros, conforme informações do Reptile Database, um catálogo que pretende reunir a classificação de todas as espécies dessa classe de animais. “Oficialmente, nós registramos 10.038 espécies de répteis no banco de dados, que é um crescimento em relação aos 9.952 que tinham sido relatados em abril”, afirma o biólogo Peter Uetz, curador da Reptile Database.

Um pequeno lagarto descoberto por alemães nas florestas do Nordeste do Laos, Sudeste Asiático, é a décima-milésima espécie de réptil registrada no banco de dados. O Cyrtodactylus vilaphongi foi coletado durante uma expedição realizada em agosto do ano passado. Ele é um bichinho escuro, com listas claras e mede menos de nove centímetros.

Os responsáveis pelo levantamento já viviam a expectativa de passar esta barreira e consideravam que 2014 seria o ano que marcaria a virada em que o número de répteis conhecidos ultrapassaria ao de pássaros. Com a descrição de 79 novas espécies só este ano, eles acreditam que tenham conseguido. A marca dos cinco dígitos era considerada importante porque esta é a quantidade de pássaros conhecidos no mundo. “Nós podemos prever que os répteis serão o maior número de espécies do que os pássaros, em breve, pelo menos no papel. Finalmente, os répteis vão ser o grupo com maior número de espécies, depois dos peixes”, comemora Uetz.

Atualmente, são conhecidas aproximadamente 5 mil espécies de mamíferos e 7 mil de anfíbios.

Os dados do Reptile Database são abastecidos pelo trabalho em campo, feito por cientistas em todo o mundo, além de coleções de museus e laboratórios. Informações são recebidas diretamente dos taxonomistas ou coletadas em artigos científicos. Uetz e uma equipe de experts em biodiversidade e répteis, que inclui muitos voluntários, organizam, avaliam e redistribuem as informações.

De acordo com o curador do Bando de Dados, ainda existem espécies descobertas que continuam foram dos registros, mas ironicamente muitas tão logo são registradas já passam a ser consideradas sob ameaça, devido à distribuição restrita, como o topo de montanhas. “Esperamos que o novo status com cinco dígitos de espécies desse grupo de animais traga mais apoio, financiamento e conscientização para a desconcertante diversidade que os répteis continuam a revelar”, destaca Uetz.

 

Saiba Mais
Reptile Database
Cyrtodactylus vilaphongi no Reptile Database
Descrição do Cyrtodactylus vilaphongi no jornal Zootaxa

Leia Também
Descoberta uma nova espécie da cobra-coral na Mata Atlântica
Teiú: um nome curto para um lagarto grande
Aprenda sobre as cobras de Manaus

 

 

 

Leia também

Análises
19 de julho de 2024

Transespinhaço: a trilha que está nascendo na única cordilheira do Brasil

Durante 50 dias e 740 quilômetros a pé, testei os caminhos da Transespinhaço em Minas Gerais, de olho nos desafios e oportunidades para esta jovem trilha de longo curso

Notícias
19 de julho de 2024

Indústria da carne age para distrair, atrasar e inviabilizar ação climática, diz relatório

Trabalho de organização europeia analisou 22 das maiores empresas de carne e laticínios em quatro continentes

Salada Verde
19 de julho de 2024

Amazônia é mais destruída pelo consumo nacional do que pelas exportações

Consumo e economias das grandes cidades do centro-sul são o principal acelerador do desmatamento da floresta equatorial

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Xuriscleyd Tome diz:

    legal esse texto, fala bastante do que não quero saber!!!!!!!!