Notícias

Aprenda sobre as cobras de Manaus

Leigo ou especialista, ambos podem aproveitar a nova publicação do INPA, que apresenta 65 espécies registradas na capital do Amazonas.

Redação ((o))eco ·
20 de março de 2014 · 12 anos atrás
A Corallus caninus possui cauda preênsil com força suficiente para suspender o corpo em um galho. Foto: Wikimédia.
A Corallus caninus possui cauda preênsil com força suficiente para suspender o corpo em um galho. Foto: Wikimédia.

Cobras são temidas e respeitadas, mas também desconhecidas. Poucos sabem identificar uma peçonhenta de uma inofensiva. Mas uma publicação, lançada nesta quinta-feira (20) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/ MCTI), ajuda a melhorar o conhecimento sobre esses répteis: o “Guia de Cobras da Região de Manaus – Amazônia Central”, que apresenta 65 espécies de cobras da capital do Amazonas.

Disponível em PDF, o documento mostra espécies como jiboias (Boa constrictor), jararacas (Bothrops atrox) e sucuris (Eunectes murinus). O trabalho por trás dele levou 7 anos para ser finalizado e é bilíngue: português e inglês. Provê dois tipos de informação: uma baseada em cores e formas de fácil visualização, destinada ao leigo, e outra baseada em características morfológicas, para herpetólogos. Embora se restrinja  à região de Manaus, mostra espécies amplamente distribuídas pela Amazônia.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Financiamento

O Guia de Cobras da Região de Manaus é fruto de programas de monitoramento de répteis e anfíbios, em médio e longo prazos, administrado pelo grupo de pesquisas liderado pela Dra. Albertina Lima. Foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Amazonas (Fapeam), pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A infraestrutura necessária durante a pesquisa, como trilhas e acampamentos, foi financiada pelo Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) e pelo Centro de Estudos Integrados da Biodiversidade da Amazônia (CENBAM).
 

Saiba Mais
Guia de Cobras da Região de Manaus – Amazônia central

Leia Também
Jararacas, as serpentes que salvaram os hipertensos
Histórias de biólogos e serpentes marinhas de verdade
Louca por cobras e lagartos

 

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Reportagens
20 de março de 2026

Pesquisa revela bactéria de mamíferos em piolho de ave marinha

Achado inédito em ave migratória sugere novas rotas de circulação de patógenos entre oceanos e amplia lacunas sobre a ecologia de bactérias associadas a mamíferos

Salada Verde
20 de março de 2026

Inscrições abertas para mestrado em Desenvolvimento Sustentável na UFRRJ

As inscrições para o Mestrado Profissional estão abertas e vão até o dia 24 de abril. Serão disponibilizadas 20 vagas e as aulas serão presenciais no Rio

Notícias
20 de março de 2026

Qualidade da água na Mata Atlântica estagna e pontos com nível “bom” despencam

Relatório da SOS Mata Atlântica mostra piora discreta, mas persistente, nas águas do bioma. Também averiguou que nenhum rio apresentou qualidade ótima em 2025

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Comentários 1

  1. Paulo diz:

    A maioria das cobras aqui apresentadas não trazem informação se venenosas ou não portanto achei inútil