Fotos que ilustram a importância dos parques nacionais da Amazônia e as principais ameaças à sua conservação. Em comemoração ao Dia da Amazônia, o WWF-Brasil, com apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), abre nesta sábado (06) a exposição “Parques Nacionais da Amazônia: legado dos brasileiros”, que vai ilustrar, por meio de textos e imagens, a beleza, o valor da biodiversidade das unidades de conservação (UCs) amazônicas e também algumas de suas principais ameaças e desafios à conservação de espécies e da natureza.
Foram escolhidas fotografias de três Parques Nacionais emblemáticos do bioma: Serra do Pardo, localizado no Terra do Meio, no Pará; Montanhas do Tumucumaque, no extremo norte do país, e Juruena, entre Amazonas e o Estado do Mato Grosso, cuja existência está ameaçada pela proposta de construção de duas hidrelétricas no local.
“Essas UCs são apenas uma amostra da importância dessas áreas para a população brasileira e para a conservação da biodiversidade, alertando para as diversas ameaças que os Parques têm sofrido por toda a Amazônia, como a construção de hidrelétricas e a aprovação de projetos de lei que têm reduzido ou “descriado” diversas UCs na região”, explica Marco Lentini, coordenador do Programa Amazônia do WWF-Brasil.
Potencial turístico
Dentre os biomas brasileiros, a Amazônia é o que possui a maior extensão de áreas protegidas. No total, são 314 unidades de conservação (UCs), entre federais, estaduais e algumas municipais, que representam cerca de 26% do território da Amazônia brasileira.
Para a chefe do Parque Nacional Serra do Pardo, Leidiane Diniz Brusnello, a exposição é uma forma de mostrar ao público o imenso potencial dos parques amazônicos para que se desperte o interesse de visitantes, pesquisadores, empreendedores do trade turístico e apoiadores em geral. “As unidades da Amazônia em geral são pouco divulgadas, o que se deve em parte ao seu isolamento e ao número reduzido de visitantes que recebem. Entretanto, várias destas unidades, em especial os Parque Nacionais, apresentam características únicas de grande interesse para o turismo, a educação ambiental e a pesquisa”, explica.
Serviço Exposição fotográfica: “Parques Nacionais: legado dos brasileiros” Data: de 6 de setembro a 5 de outubro Horário: das 9h às 18h, inclusive nos finais de semana Entrada: gratuita Local: Espaço Israel Pinheiro. Praça dos Três Poderes, s/n – lote M 70100-902 Brasília – DF |
Leia também
Poluição química de plásticos alcançou os mais antigos animais da Terra
Estudos identificaram que proteínas geradas nas próprias esponjas marinhas eliminam essas substâncias prejudiciais →
2024 é o primeiro ano em que a temperatura média da Terra deve ultrapassar 1,5ºC
Acordo de Paris não está perdido, diz serviço climatológico europeu. Confira a galeria de imagens com os principais eventos extremos de 2024 →
Obra milionária ameaça sítio arqueológico e o Parna da Chapada dos Guimarães, no MT
Pesquisadores, moradores e empresários descrevem em documentário os prejuízos da intervenção no Portão do Inferno →