Notícias

Inpa recebe filhote recém-nascido de peixe-boi

Animal estava preso a uma rede e foi encontrado por pescadores no interior do Amazonas. Ele está em boas condições de saúde, porém estressado

Vandré Fonseca ·
9 de fevereiro de 2015 · 9 anos atrás
O filhote de peixe-boi foi alimentado com um leite especial, sem lactose. Ele será colocado em um tanque com uma fêmea adulta, na esperança de que ela possa adotá-lo. Crédito: Vandré Fonseca.

Manaus, AM – Um filhote de peixe-boi-da-amazônia (Trichecus inunguis), provavelmente recém-nascido, foi resgatado no sábado, na boca do igarapé Matupiri, um afluente do Rio Madeira, em Manicoré (AM), a 390 Km de Manaus. Ele estava enrolado em uma rede de pesca e foi encontrado por pescadores, pela manhã.

O peixe-boi, um macho com 12 quilos, peso médio de animais recém-nascidos da espécie, foi entregue à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Manicoré e ao Instituto Chico Mendes. À tarde, acompanhado pelo gestor da Reserva Extrativista do Lago Capanã Grande, Davi Araújo de França, ele viajou de avião até a capital do estado, onde foi entregue aos cuidados da Associação Amigos do Peixe-Boi da Amazônia (Ampa) e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

“Nós entramos em contato com o Inpa para pedir informações e eles deram a passagem de avião para trazê-lo até aqui”, conta o analista ambiental, destacando que o animal foi encontrado fora dos limites da reserva, mas para protegê-lo decidiu levá-lo para Manaus. De acordo com ele, há relatos de que pelo menos quatro animais tenham sido mortos na região na última semana.

Este é o primeiro peixe-boi vivo resgatado no Amazonas este ano. Em média, por ano, o Inpa recebe entre 7 e 8 animais. Geralmente são filhotes que se separaram ou tiveram as mães mortas por pescadores. O pequeno peixe-boi está bem de saúde, segundo a avaliação feita no Inpa, mas bastante estressado. Ele recebeu um leite especial, sem lactose, e foi colocado em um tanque. Ainda esta semana, os pesquisadores vão colocá-lo junto com uma fêmea mais velha, na esperança de quê ela adote o filhote.

Assista ao video

 

Leia Também
Peixes-boi: os frágeis e insuspeitos parentes do elefante
Peixe-boi precisa de estágio antes de voltar à natureza

 

 

Leia também

Colunas
17 de abril de 2024

Declaração de Barcelona define novos rumos para a Década do Oceano

O encerramento do evento oficializou a primeira conferência da Década do Oceano de Cidades Costeiras que ocorrerá em 2025 na cidade de Qingdao, na China.

Salada Verde
17 de abril de 2024

Marina Silva é uma das 100 pessoas mais influentes de 2024, segundo a Time

Selecionada na categoria “líderes”, perfil de Marina destaca a missão da ministra em prol do combate ao desmatamento ilegal na Amazônia. Ela é a única brasileira citada na lista de 2024

Reportagens
17 de abril de 2024

Em audiência pública na ALMG, representantes da UFMG alertam para impactos da Stock Car

Reunião contou com reitora e diretores da universidade, mas prefeitura e organizadores da corrida faltaram; deputada promete enviar informações a patrocinadores da Stock Car

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.