Notícias

O Jalapão visto do espaço

O Parque Estadual do Jalapão é um dos poucos locais ainda bem protegidos em todo o Cerrado. Veja como as estações do ano mudam sua paisagem.

Paulo André Vieira ·
2 de março de 2015 · 7 anos atrás

Localizado no município de Mateiros (TO), o Parque Estadual do Jalapão é um dos poucos locais ainda bem protegidos em todo o Cerrado, com potencial para permitir a preservação de espécies de fauna e flora que encontram-se sob intensa pressão em outros locais do país. O Jalapão é hoje um dos principais roteiros de ecoturismo e o turismo de aventura no Brasil, com deslumbrantes paisagens, chapadões, dunas e cachoeiras.

A mais famosa cachoeira do Jalapão é a Cachoeira da Velha, localizada no Rio Novo. Com aproximadamente 15m de desnível a cachoeira impressiona pelo volume de água e pelo formato em ferradura dupla que ocupa toda a largura do rio com aproximadamente 100 metros de uma margem a outra. Algumas das atrações do parque, como a Prainha da Cachoeira da Velha, tem seu período de visitação vinculado ao regime de chuvas, pois o nível mais baixo das águas possibilita o surgimento de praias fluviais.

Nas imagens abaixo, feitas pelos satélites do projeto Landsat, é possível ver como as estações do ano mudam a paisagem no Parque Estadual do Jalapão. Mais de 90% das chuvas ocorrem entre os meses de outubro a abril. Assim, no começo de janeiro o verde toma conta da região. A medida que o ano avança e as chuvas começam a ficar mais raras os tons de marrom vão se mostrando mais predominantes. Porém, mesmo no auge do período seco (agosto-setembro) as vazões fluviais continuam elevadas, como é possível ver nos rastros verdes que acompanham os leitos dos rios.

 

 

Leia também
“Jurassic park” do Jalapão terá rinocerontes e leões
Jalapão, o Cerrado ainda está aqui
Conheça o deserto e os oásis do Jalapão

 

  • Paulo André Vieira

    Produtor Editorial formado pela UFRJ, atua em ((o))eco desde 2007 escrevendo sobre geojornalismo e cuidando da edição e gestão do site.

Leia também

Notícias
15 de agosto de 2022

Licença de operação de termelétricas na Baía de Sepetiba é suspensa pelo Inea

É o segundo revés sofrido pelo empreendimento energético em uma semana. Na terça-feira, a Aneel revogou a outorga de autorização ao projeto por descumprimento de prazos

Notícias
15 de agosto de 2022

Bolsonarismo resiste na Amazônia, mas eleitores se dividem no voto a voto

É apenas na região Norte que Jair Bolsonaro lidera na pesquisa espontânea. Na estimulada, quando os eleitores são apresentados aos nomes dos concorrentes, Lula aparece em primeiro lugar, porém ambos empatam tecnicamente

Reportagens
15 de agosto de 2022

Governadores da nova fronteira do desmatamento buscam reeleição

A criação de uma zona do agronegócio na divisa do Acre, Amazonas e Rondônia (ainda) não avançou, mas a devastação da floresta disparou. Mas nada disso parece mudar a vontade do eleitorado da região

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta