Notícias

A mão que atira ou observa é a mesma que defende

Estudo realizado nos Estados Unidos demonstra que o uso recreativo da natureza, inclusive a caça, aumenta o interesse em protegê-la.

Vandré Fonseca ·
13 de março de 2015 · 9 anos atrás

Ele pode parecer mau, mas, segundo novo estudo, gosta de proteger a natureza. Foto: Wikimedia
Ele pode parecer mau, mas, segundo novo estudo, gosta de proteger a natureza. Foto: Wikimedia

Manaus, AM – Caçadores, quem diria, fazem parte de um grupo muito interessado em se engajar na defesa de habitats e da vida selvagem. Em um primeiro momento, pode até parecer uma contradição, mas tem lógica. Sem a vida selvagem, vão caçar o quê? Então é melhor deixar de lado a imagem dos vilões em desenhos animados e refletir sobre os resultados de uma pesquisa que saiu esta semana no Journal of Wildlife Management, uma publicação científica voltada para gestores de áreas protegidas.

Pesquisadores das universidades americanas de Cornell e Clenson foram ao interior do estado americano de Nova Iorque para perguntar a proprietários rurais o quê, afinal, inspira uma pessoa a se engajar na conservação de habitats e da vida selvagem? Foram consideradas diversas variantes, como gênero, idade, escolaridade, crenças religiosas e ideologia. Mas o que fez diferença mesmo foi o uso recreativo que se faz da natureza.

É bom destacar que os pesquisadores analisaram dois grupos de pessoas que têm a natureza como hobby: caçadores e observadores de pássaros. E quem leva binóculos forma o grupo mais inspirado na hora de defender a natureza. Eles são cinco vezes mais propensos do que pessoas que não fazem usos recreativos da natureza a praticar ações como doar dinheiro para apoiar esforços de conservação, melhorar habitats selvagens em terras públicas e participar de grupos ambientalistas locais. Mas, logo em seguida, vem os caçadores, quatro vezes mais propensos do que a média em também se engajar nessas atividades de conservação.

A maior surpresa dos pesquisadores foi descobrir que pessoas que praticam as duas atividades, observação de pássaros e caça, destacam-se ainda mais quando o assunto é contribuir para proteger o meio ambiente. O grupo que caça e faz avistamento de aves é oito vezes mais propenso a se engajar à causa do que quem não se interessa por recreação em áreas naturais.

“Nós nos propusemos a estudar dois grupos (os observadores de pássaros e os caçadores) e não antecipamos a importância daqueles que fazem as duas coisas”, afirma Caren Cooper, a principal autora do estudo. “Nós nem sequer tínhamos um nome próprio para estas superestrelas da conservação”.

Para os pesquisadores, o resultado oferece um caminho para quem busca recursos para proteger a vida selvagem. “Os observadores de pássaros, em geral, não são lembrados como alvo por entidades e órgãos de gestão da vida selvagem. Mas eles têm um potencial forte para serem partidários da conservação se os mecanismos adequados para que possam contribuir estiverem disponíveis”, afirma Ashley Dayer, do Laboratório de Ornitologia de Cornell.

É bom destacar que a caça é uma atividade legal nos Estados Unidos, diferente do Brasil, onde é proibida. O caçador aqui está cometendo um crime ambiental. Entretanto, o estudo sugere que os melhores amigos da natureza têm atividades que dependem dela. “Quanto mais tempo passamos na natureza, maior a possibilidade de protegê-la”, afirmam os responsáveis pelo estudo.

 

 

Saiba Mais
Artigo: Are wildlife recreationists conservationists? Linking hunting, birdwatching, and pro-environmental behavior. Caren Cooper, Lincoln Larson, Ashley Dayer, Richard Stedman, and Daniel Decker. Journal of Wildlife Management. 2015. DOI: 10.1002/jwmg.855

Leia Também
A caça ao javali e outras pragas
Após agressão, ambientalistas fazem campanha contra a caça
Quando um tiro é adequado

 

 

 

Leia também

Notícias
18 de abril de 2024

‘A Suzano está acima do governo federal, estadual e municipais da Bahia?’

Quilombolas denunciam novamente obras irregulares em seu território. MPF exige suspensão das licenças emitidas pelo Inema e Prefeitura de Nova Viçosa e respeito à OIT 169

Colunas
17 de abril de 2024

Declaração de Barcelona define novos rumos para a Década do Oceano

O encerramento do evento oficializou a primeira conferência da Década do Oceano de Cidades Costeiras que ocorrerá em 2025 na cidade de Qingdao, na China.

Salada Verde
17 de abril de 2024

Marina Silva é uma das 100 pessoas mais influentes de 2024, segundo a Time

Selecionada na categoria “líderes”, perfil de Marina destaca a missão da ministra em prol do combate ao desmatamento ilegal na Amazônia. Ela é a única brasileira citada na lista de 2024

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.