
Ontem, dia 22 de abril, foi comemorado o Dia da Mãe Terra. Como bem lembrou o ICMBio, as unidades de conservação são “filhas” criadas para proteger a grande “mãe” e que, assim como ela, enfrentam desafios à sua sobrevivência. A conservação da biodiversidade e a gestão de áreas protegidas são questões que passam necessariamente pela conservação do planeta como um todo. E como é a vida de ambas que está em jogo, as Unidades de Conservação tem papel decisivo, seja na manutenção do clima seja na conservação da biodiversidade. Este dia é delas também.
Outras novidades dos parques:
● O Google Doodle do Dia da Terra quer saber que animal é você!
● A Marinha contra-ataca no Parque Nacional de Anavilhanas (AM).
● O novo filme da Disney Nature, Monkey Kingdom, vai contribuir para a conservação de áreas protegidas.
● Em setembro passado, Fred Kent e outros especialistas foram até São Paulo discutir modelos de gestão, oportunidades para parques urbanos e unidades de conservação. Assista!
● Um pouquinho da história do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PE).
● Muitos encontros: estão abertas inscrições para V Encontro de Estudos do Parque Estadual de Itapuã, o 3º Congresso Brasileiro de Montanhismo e Escalada e para o Conselho Consultivo do Mosaico Bocaina de Áreas Protegidas.
● Hoje, o programa ‘Sobre Rochas’ sobe a Serra da Canastra (MG).
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Ibama libera abate de pirarucu fora da Amazônia e classifica espécie como invasora
Nova instrução normativa permite pesca sem restrições em bacias onde o peixe não é nativo e prevê uso social da carne →
CleanUp Bay 2026 mobiliza cinco municípios em ação simultânea na Baía de Guanabara
Mutirão reúne voluntários no Dia Mundial da Água e evidencia pressão dos resíduos sobre um dos ecossistemas costeiros mais impactados do país →
Turismo de observação da baleia-franca-austral cresce em Santa Catarina
Estado se torna Área Patrimônio de Baleias, selo que pode ajudar na conservação da espécie; Expansão urbana, política e especulação imobiliária ameaçam conquistas →
