Salada Verde

Instituto Trata Brasil lança manual sobre saneamento básico

Cartilha com 68 páginas fala da gestão, do marco regulatório e do papel da União, Estados e Municípios na universalização do serviço.

Redação ((o))eco ·
22 de outubro de 2012 · 12 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Casas sem coleta de esgoto são realidades em quase a metade dos domicílios do país. Acima, esgoto a céu aberto em uma rua de Brasília. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil.
Casas sem coleta de esgoto são realidades em quase a metade dos domicílios do país. Acima, esgoto a céu aberto em uma rua de Brasília. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil.

Motivado pelo dia da natureza, que acontece no dia 4 de outubro, o Instituto Trata Brasil lançou a cartilha com 68 páginas intitulado “Manual do Saneamento básico: entendendo o saneamento básico ambiental no Brasil e sua importância socioeconômica”.

O nome já diz que o serviço é básico, no sentido de essencial, fundamental. Mas no Brasil, os avanços na economia não se refletiram no aumento no número de brasileiros que dispõe do serviço de esgoto e água tratada. Segundo o IBGE, apenas 55,4% dos 57,3 milhões de domicílios estão ligados à rede geral de esgoto.

Apesar de normalmente se vincular saneamento como sinônimo de esgoto, o conceito é bem mais amplo. Segundo o manual, saneamento básico “é um direito assegurado pela Constituição e definido pela Lei nº. 11.445/2007 como o conjunto dos serviços, infraestrutura e instalações operacionais de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem urbana, manejos de resíduos sólidos e de águas pluviais”.

O papel dos municípios, de elaborar o Plano Municipal de Saneamento Básico e envolver a comunidade em sua discussão, também é ressaltado na publicação: “O plano municipal é essencial na regulamentação da concessão dos serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgotos sanitários, e na elaboração de diagnósticos que ajudam os municípios na obtenção de empréstimos para obras de saneamento junto ao governo federal e instituições financeiras”.

Como bem mostrou reportagem de Cristiane Prizibisczki, aqui em ((o)) Eco, o assunto saneamento ainda é tratado como secundário nas políticas públicas brasileiras. Números como o do Censo de 2010 − mostrando que quase a metade da população não tem acesso a rede de esgoto ou que 2,6% dos domicílios não possuem banheiro (cerca de 1, 49 milhões de domicílios) − deveriam render mais discussões nas políticas públicas e nos planos de governo das eleições municipais.

Leia também

Reportagens
23 de abril de 2024

COP3 de Escazú: Tratado socioambiental da América Latina é obra em construção

No aniversário de três anos do Acordo de Escazú, especialistas analisam status de sua implementação e desafios para proteger ativistas do meio ambiente

Salada Verde
23 de abril de 2024

Querem barrar as águas do ameaçado pato-mergulhão

Hidrelétricas são planejadas para principais rios onde vive o animal sob alto risco de extinção, na Chapada dos Veadeiros

Salada Verde
22 de abril de 2024

Livro destaca iniciativas socioambientais na Mata Atlântica de São Paulo

A publicação traz resultados do Projeto Conexão Mata Atlântica em São Paulo, voltados para compatibilização de práticas agropecuárias com a conservação da natureza

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 2

  1. O nome já diz que o serviço é básico, no sentido de essencial, fundamental. Mas no Brasil, os avanços na economia não se refletiram no aumento no número de brasileiros que dispõe do serviço de esgoto e água tratada. Segundo o IBGE, apenas 55,4% dos 57,3 milhões de domicílios estão ligados à rede geral de esgoto.
    https://desentupidora.top/desentupidora-em-guarul


  2. Marcia diz:

    Excelente iniciativa, precisamos proteger o nosso meio ambiente! Excelente site, muito bem escrito e com ótimas dicas! Parabéns a toda a equipe por disponibilizar deste riquíssimo material.