Em abril de 2014, ((o))eco e a Fundação Boticário lançaram o Wikiparques, um projeto com o objetivo é fornecer à comunidade de conservação um ponto de encontro e uma ferramenta para documentar as áreas protegidas do Brasil, através de verbetes e fotos.
A idéia “deu caldo” e, hoje, um ano depois, o Wikiparques conta com mais de 200 verbetes que descrevem parques nacionais, estaduais e municipais, estações ecológicas e outras categorias de áreas protegidas. São mais de 700 imagens de paisagens naturais, da fauna e da flora. À medida que estes números crescem, o Wikiparques se expande também.
Neste 11 de maio, o WikiParques renova o seu site, com visual mais moderno, um blog de notícias e um clube de fotografia. As mudanças reforçam o conceito “colabore para proteger”, motor do projeto.
O Novo site é porta de entrada e vitrine da comunidade WikiParques. Ele abre com imagens grandes que destacam os parques, fotos e chamadas de notícias. Dentro do espírito do WikiParques, as contribuições dos participantes da comunidade são o centro das atenções.
Clube de Fotografia é uma “esquina” para os colaboradores do site compartilharem suas imagens marcantes, registradas nas suas visitas aos parques e áreas protegidas Brasil afora.
A sua primeira atividade é o Concurso Wikiparques de Fotos de Áreas Protegidas 2015, com formato de campeonato, dividido em 8 etapas mensais, de maio a dezembro. Em cada etapa, os participantes acumulam pontos e os três primeiros colocados são premiados com livros de fotografia. No final do ano teremos um ranking de pontuação e os três primeiros lugares ganharão o grande prêmio, que em breve será anunciado.
Blog do WikiParques é o canal de notícias. Por ele, a equipe WikiParques publicará acontecimentos nos parques, entrevistas com colaboradores, gestores e galerias de fotos.
Em breve
A Wiki continua a espinha dorsal do projeto. Em junho, seu software ganhará funcionalidade drag and drop (arraste e solte) para fotos, para simplificar o envio de imagens. As próprias fotos ganharão um sistema de notas de 1 a 5 estrelas, dadas pelos usuários.
A empreitada seguinte, que ocorrerá em julho é o lançamento do site da Trilha Transcarioca, primeiro ensaio do Wikiparques para um futuro site de trilhas das áreas protegidas do Brasil. Localizada no Rio de Janeiro, a Trilha Transcarioca é a primeira trilha de longo curso do país, com 180 km de extensão. A página trará o histórico da Trilha Transcarioca, mapa, aspectos naturais, fauna e flora. Listará todos os trechos da trilha, com nível de dificuldade, dicas para percorrê-los e téra um mural para os usuários, para que possam contar suas experiências e apontarem como anda a manutenção e segurança da trilha.
Leia também
Participe do Concurso Wikiparques de Fotos de Áreas Protegidas 2015
Concurso de Fotos Wikiparques: Com vocês, os Jurados!
Leia também
COP da Desertificação avança em financiamento, mas não consegue mecanismo contra secas
Reunião não teve acordo por arcabouço global e vinculante de medidas contra secas; participação de indígenas e financiamento bilionário a 80 países vulneráveis a secas foram aprovados →
Refinaria da Petrobras funciona há 40 dias sem licença para operação comercial
Inea diz que usina de processamento de gás natural (UPGN) no antigo Comperj ainda se encontra na fase de pré-operação, diferentemente do que anunciou a empresa →
Trilha que percorre os antigos caminhos dos Incas une história, conservação e arqueologia
Com 30 mil km que ligam seis países, a grande Rota dos Incas, ou Qapac Ñan, rememora um passado que ainda está presente na paisagem e cultura local →