Notícias

Madeira ilegal é apreendida no Parque Estadual do Desengano

Quase 100 estacas de árvores nativas foram encontradas por policiais e guarda-parques em São Fidélis. Um homem foi autuado pelo crime.

Redação ((o))eco ·
20 de julho de 2015 · 9 anos atrás

Madeira nativa aprendida pelos guarda-parques Foto: UPAM / Desengano
Madeira nativa aprendida pelos guarda-parques Foto: UPAM / Desengano

Rio de Janeiro — Cerca de 100 estacas de madeira nativa foram apreendidas na quinta-feira (16) pela equipe de policiais ambientais e guarda-parques do Parque Estadual do Desengano, em São Fidélis. A retirada de madeira foi feita dentro de uma contínua de floresta entre os limites da unidade de conservação e uma fazenda. Possivelmente na zona de amortecimento do parque.

Ainda não se tem certeza pois é necessário verificar as coordenadas de latitude/longitude do GPS junto aos registros do cartório da cidade.

A operação aconteceu após a unidade de Polícia Ambiental do Parque Estadual do Desengano (UPAM Desengano) receber uma denúncia anônima. Dois policiais foram até o local e viram a derrubada. A administração do parque foi avisada por rádio e mandou uma equipe com 6 guarda-parques. Duas viaturas e um caminhão participaram da operação de retirada da madeira.

“Assim funciona: eles fazem a parte criminal e nós fazemos a administrativa. Um completa o outro”, explica Carlos Dário Castro Moreira, gestor do parque.

Um encarregado da fazenda que receberia as estacas assumiu a responsabilidade pela ocorrência. A madeira seria usada para cercar a propriedade. Além da autuação, o encarregado será multado, mas o valor ainda não foi divulgado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

“Não houve flagrante, mas conseguimos impedir a derrubada de outras árvores nativas. Esse foi o maior feito”, explicou o gestor.

Doação

A madeira apreendida será doada para duas instituições de ensino: uma parte vai para a Universidade Estadual Norte Fluminense (Uenf), em Campos dos Goytacazes e a outra vai para uma escola de artesanato e marcenaria em Santa Maria Madalena.

O Parque Estadual do Desengano foi criado na década de 70 e abrange uma área de 21,4 mil hectares entre os municípios de Santa Maria Madalena, São Fidélis e Campos dos Goytacazes, no norte do estado.

 

 

Leia Também
Do Marumbi ao Desengano: um montanhista busca liberdade
Visitação é essencial nos parques estaduais do Rio de Janeiro
Desengano abre série de guias turísticos

 

 

 

Leia também

Notícias
25 de abril de 2024

Brasil registra o maior número de conflitos no campo desde 1985, diz CPT

Segundo os dados da Comissão Pastoral da Terra, país teve 2.203 conflitos em 2023, batendo recorde de 2020; 950 mil pessoas foram afetadas, com 31 assassinatos

Salada Verde
25 de abril de 2024

Acnur anuncia fundo para refugiados climáticos 

Agência da ONU destinará recursos do Fundo para proteger grupos de refugiados do clima. Objetivo é arrecadar US$ 100 milhões de dólares até o final de 2025

Salada Verde
25 de abril de 2024

Deputados mineiros voltam atrás e maioria mantém veto de Zema à expansão de Fechos

Por 40 votos a 21, parlamentares mantém veto do governador, que defende interesses da mineração contra expansão da Estação Ecológica de Fechos, na região metropolitana de BH

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.