Notícias

Na pata do boi

A principal história a ser contada sobre o município de Cumaru do Norte tem pouco a ver com o flagrante dado nos desmatadores nesta terça-feira, e muito mais com o fato de que lá eles agem impunemente há pelo menos cinco anos. Um levantamento feito pelo Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) mostra que a taxa de desmatamento anual na área vem se mantendo altíssima. Em média 50 mil hectares de mata vão para o chão todos os anos. O trabalho do Imazon também deixa claro qual é o principal motor dessa devastação: a criação de pastos para a pecuária. Hoje há nada menos do que 200 mil cabeças de gado pastando onde antes havia floresta.

Redação ((o))eco ·
18 de outubro de 2005 · 21 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
20 de maio de 2026

“É um retrocesso inimaginável” afirma Capobianco a ofensiva no Congresso contra fiscalização ambiental

MMA, Ibama e ICMBio alertaram para riscos de propostas que restringem embargo remoto, reduzem proteção a espécies e ameaçam unidade de conservação na Amazônia

Podcast
20 de maio de 2026

Um córrego que desafia o concreto de São Paulo

Como a insistência de um homem em plantar mais de 40 mil árvores transformou o córrego Tiquatira no maior parque linear de São Paulo.

Reportagens
20 de maio de 2026

Entre animais e motosserras: os desafios do resgate de fauna em obras licenciadas

Rotina em campo revela as dificuldades enfrentadas por equipes que atuam no resgate de animais silvestres em obras licenciadas de linha de transmissão

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.