Notícias

Passivo ambiental

Segundo o relatório da Liga Ambiental, minas de carvão abertas na década de 30 e desativadas nos anos 90 no município de Telêmaco Borba ainda contêm enxofre, chumbo, cádmio e manganês. A área tem 10 hectares e os rejeitos foram cobertos com terra com o intuito de esconder o passivo ambiental. Uma vez inundada, as minas podem se transformar em “chaminés de ácidos e metais pesados”.

Redação ((o))eco ·
31 de julho de 2007 · 19 anos atrás

Leia também

Colunas
11 de fevereiro de 2026

A Fotografia em tempos de IA: transformação ou extinção?

Pedir para a Inteligência Artificial criar uma imagem através de comandos pode, à princípio, ser inofensivo, mas o que acontecerá a longo prazo?

Salada Verde
11 de fevereiro de 2026

STF dá prazo de 24 meses para Congresso regulamentar mineração em terras indígenas

Decisão reconhece omissão legislativa, fixa prazo de dois anos para regulamentação e estabelece parâmetros provisórios para pesquisa e lavra mineral enquanto a lei não é aprovada

Reportagens
11 de fevereiro de 2026

Milhares de projetos minerários ameaçam água e biodiversidade na maior cordilheira do Brasil

Extração crescente na Serra do Espinhaço atende inclusive à demanda por insumos críticos para a transição energética

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.