Notícias

Novo capítulo

O Greenpeace mandou hoje carta à presidência do Ibama pedindo que o órgão dê, novamente, uma autorização para transportar uma tora de castanheira derrubada e queimada ilegalmente em terra pública na Amazônia. A árvore, que faria parte de uma exposição contra o aquecimento global na região Sudeste, foi o estopim de manifestações contra a Ong em Castelo dos Sonhos, município paraense que fica às margens da BR-163, na semana passada. Sete ativistas do Greenpeace que escoltavam a carreta com a tora foram ameaçados por madeireiros e assentados e tiveram que se refugiar num prédio utilizado pelo Ibama, onde ficaram cercados por 48 horas. Para resolver o impasse, o governo federal resolveu suspender o documento que legalizava o transporte da castanheira. Na carta, o Greenpeace acusa o Ibama de se curvar aos interêsses de quem destrói a floresta.

Redação ((o))eco ·
23 de outubro de 2007 · 19 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Análises
21 de agosto de 2026

O século XXI começou no subsolo

O Brasil pode repetir o velho modelo de exportar recursos naturais ou transformar sua riqueza mineral e biológica em conhecimento, tecnologia e soberania

Notícias
21 de agosto de 2026

Projeto em Alta Floresta expande pontes artificiais que zeraram atropelamento de primatas

A instalação de oito novas estruturas de passagem de fauna no município reforça a bem-sucedida estratégia de conservação local para macacos amazônicos ameaçados

Salada Verde
21 de agosto de 2026

Ibase aponta desafios da urbanização de favelas do Rio diante da crise climática

Levantamento com 10 mil moradores identifica problemas de arborização, drenagem, saneamento e manutenção em 18 favelas da capital do estado

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.