“Se você não tiver uma bancada de ciência, você está sujeito a bancada da bíblia, da bala e do boi” disse o candidato Henrique Abrahão, ao justificar porque decidiu se candidatar para um cargo na Câmara dos Deputados. Conhecido nas redes como biólogo das cobras, Henrique foi o quarto entrevistado para a série especial de ((o))eco para a cobertura das Eleições 2022. A live ocorreu na noite desta quinta-feira (01), com transmissão pelas redes sociais oficiais do site (Youtube, Facebook e Twitter).
Henrique falou com a editora de política de ((o))eco, Juliana Ariani, sobre sua trajetória como biólogo, da visão sobre problemas ambientais e das propostas caso eleito.
O candidato informou sobre sua participação na criação do Parque Ecológico na restinga do Barreto, localizado em Macaé (RJ), na qual ele considera uma grande conquista. E do seu canal no YouTube, onde conta atualmente com 500 mil inscritos, aborda temas sobre ciência e defende bandeiras contra o desmatamento, liberação de agrotóxicos e a caça, pauta pelo qual vem sofrendo ameaças por parte de pessoas com opinião contrária.
“A suspeita que a gente tem é que esses grupos armamentistas estão se aproveitando do Javali em todo território nacional para andar armado”, diz Henrique, ao discorrer sobre candidaturas de caçadores para o Congresso Nacional. “E esses animais, porque eles estão se espalhando tanto gastando tanto dinheiro com arma. E porque você tem dados, tipo, 17 javalis abatidos no Nordeste, e uma quantidade absurda de armas”, denuncia o biólogo.
O candidato defendeu barrar projetos de lei contra liberação da caça, de agrotóxicos e que usará sua rede contra “a galera da bíblia, da bala e do boi”. A entrevista durou 57 min e pode ser vista neste link.
Leia também
“Nunca foi tão evidente a relação entre ciência e política”, diz Tatiana Roque
Em entrevista exclusiva a ((o))eco, a professora e candidata a deputada federal pelo PSB-RJ falou sobre suas propostas e correlação de forças na próxima legislatura do Congresso →
Ex-diretor do Inpe defende urgência de uma bancada da ciência no Congresso Nacional
O candidato a deputado federal explicou em live de ((o))eco eleições 2022 porque decidiu tentar a carreira política e quais são suas propostas →
Pesquisadores fazem registro raro e descobrem nova espécie de cobra da Mata Atlântica
Batizada pelos biólogos de Dipsas bothropoides pela sua semelhança com uma jararaca, a serpente recém-descoberta já é considerada criticamente ameaçada →