Notícias

Agropecuária paraense busca Selo ESG de governança corporativa e ambiental

“Esse é um caminho sem volta. E se é um caminho sem volta, vamos dar as mãos e nos ajudar”, diz Helder Barbalho, em evento com o setor

Cristiane Prizibisczki ·
10 de março de 2023 · 1 anos atrás

A Aliança Paraense pela Carne, em parceria com a organização Fórum do Futuro, realizou nesta quarta-feira (9) o lançamento da “1ª Rodada da Agenda ESG do Agronegócio Paraense”, com o objetivo de alavancar as práticas de governança corporativa e ambiental no setor da agropecuária no estado. Para o governador Helder Barbalho, que esteve presente no evento, este é um “caminho sem volta”. O Pará possui o segundo maior rebanho bovino do país e tem papel de destaque na produção nacional de grãos.

De acordo com os organizadores do evento, o setor tem potencial para expandir sua produção sem que isso implique em desmatamento de novas áreas. Para que isso seja possível, no entanto, eles pedem contrapartidas do governo do estado, como o avanço no processo de regularização ambiental e fundiária, além da implementação de ferramentas mais eficazes de monitoramento do desmatamento. Também requerem acesso a juros subsidiados para que possam investir na recuperação de áreas já degradadas.

Há 17 anos o Pará é líder na destruição da floresta Amazônica. O desmatamento acumulado no estado já representa 34,6% de sua área total, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Dentre os vetores de desmatamento, a pecuária aparece como o principal: pastos para o gado cobrem cerca de 90% da área total desmatada na Amazônia e mais de 90% dos desmatamentos novos são ilegais.

Em seu discurso durante o evento, o governador Helder Barbalho defendeu que o avanço na governança socioambiental depende do setor como um todo.

“Ou a gente toma uma decisão coletiva de que esse estado vai ser protagonista de uma pecuária que respeita o meio ambiente, de uma agricultura que respeita o meio ambiente, ou então vamos sofrer sanções e teremos um prejuízo enorme para a coletividade desses sistemas fundamentais para nossa economia […] Esse é um caminho sem volta. E se é um caminho sem volta, vamos dar as mãos e nos ajudar”, disse.

Barbalho também falou em intensificar a produção sobre a áreas já antropizadas e sinalizou que o governo e entidades parceiras devem oferecer consultoria gratuita para produtores rurais que queiram implementar a agenda ESG. 

“Se hoje somos o segundo maior rebanho do Brasil, com 25 milhões de cabeças de gado, que possamos logo ultrapassar o Mato Grosso. Que nós possamos ultrapassar nossos concorrentes com soja, milho, arroz, para se somar ao cacau, ao tembé, ao assaí, a tantas culturas que o estado do Pará é protagonista. Agora, o fundamental é que precisamos ter a consciência de que precisamos conciliar nossa vocação produtiva com governança ambiental e social”.

O ESG é um índice que avalia as operações das grandes empresas conforme os seus impactos em três eixos da sustentabilidade – meio ambiental, social e governança. É uma iniciativa do setor privado usada principalmente pelo setor financeiro na análise de riscos de investimento.

A primeira parte do evento pode ser conferida aqui e a segunda, aqui.

  • Cristiane Prizibisczki

    Cristiane Prizibisczki é Alumni do Wolfson College – Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde participou do Press Fellow...

Leia também

Notícias
16 de fevereiro de 2023

No Reino Unido, Helder Barbalho faz campanha para que Brasil seja sede da COP 30

Governador do Pará se encontrou com o parlamentar britânico Alok Sharma, que presidiu a Conferência do Clima de Glasgow, em 2021

Notícias
31 de janeiro de 2023

Em 12 anos, Pará só recuperou um dos mais de 10 mil imóveis cancelados por grilagem no estado

Pesquisa revela caos na política fundiária paraense. Líder no desmatamento da Amazônia, estado não sabe o status de 10.396 imóveis registrados ilegalmente

Reportagens
15 de dezembro de 2022

MPF no Pará vai obrigar na Justiça que frigoríficos rastreiem suas cadeias de suprimentos

Medida faz parte de novas ações a serem implementadas pelo Ministério Público no âmbito do TAC da Carne. Grandes empresas, como JBS, ainda apresentam alto índice de inconformidade

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. MARCO ANTONIO ARAUJO MARTINS diz:

    Enquanto isso , TODOS municipios paraenses desrespeitam as leis de APP e RL e de efetivo NADA é feito para reverter o cenário; só conversa fiada. É só conferir “in locoi”