Notícias

Amazônia perdeu 11,5 mil km² de floresta em 2022, aponta INPE

Apesar de representar uma queda de 11% em relação à 2021, número, divulgado nesta quarta-feira (30), é o segundo maior em 14 anos

Cristiane Prizibisczki ·
30 de novembro de 2022 · 1 anos atrás

O desmatamento na Amazônia entre 1º de agosto de 2021 e 31 de julho deste ano foi de 11.568 km², área equivalente a todo território da Jamaica. O número, divulgado nesta quarta-feira (29), representa uma queda de 11,27% em relação ao ano passado, quando foram derrubados 13.038 km² de floresta. Apesar da redução, este é o segundo maior valor desde 2008, só perdendo para 2021.

O número indica que Bolsonaro termina seu mandato com um aumento 59,5% na taxa de desmatamento na Amazônia, quando comparado com os quatro anos anteriores, nos governos Dilma e Temer. Esta é a maior alta percentual em um mandato presidencial desde o início das medições por satélite realizadas pelo INPE, em 1988.

“Parte dessa redução pode ser explicada pelo aumento das ações de controle dos órgãos estaduais de meio ambiente, em especial do Pará, mas parte também pode ser explicada pelo aumento das chuvas em Mato Grosso e Pará”, diz Tasso Azevedo, coordenador técnico do Observatório do Clima. “O consórcio MapBiomas encontrou indícios de ilegalidade em 98% dos desmatamentos em 2021, e os órgãos de controle só atuaram em 27% da área desmatada. A impunidade ainda predomina e precisa ser enfrentada com determinação no novo governo.”

A taxa anual de desmatamento é medida pelo programa PRODES, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Esta é a terceira vez em quase duas décadas de programa que os números não são divulgados antes ou durante a Conferência do Clima da ONU.

A COP27 foi realizada este ano entre os dias 6 e 18 de novembro. A nota técnica do INPE é datada do dia 3 de novembro, o que significa que o Governo Federal sabia dos números antes da Cúpula do Clima ter início.

As mudanças no uso da terra no Brasil, sendo o desmatamento a principal atividade, são responsáveis por 49% das emissões nacionais. A equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva chegou a solicitar os números ao governo e havia a expectativa de que ela fosse divulgada ainda durante a Conferência, o que acabou não ocorrendo.

Desde 2005, quando o INPE começou a divulgar os números do desmatamento no próprio ano em que ocorreram, somente em 2016, no governo de Dilma Rousseff (PT), e em 2021, já com Bolsonaro, o anúncio foi feito após a Cúpula do Clima da ONU. 

Este é o terceiro balanço anual do desmatamento na Amazônia Legal apurado integralmente no governo Bolsonaro, que acumula recordes de derrubada da floresta. 

Durante o governo Bolsonaro o desmatamento teve altas constantes. Em 2019, foram 10,1 mil km² de floresta amazônica perdida, em 2020, 10,9 mil km², em 2021, a cifra chegou a 13 mil km², para cair agora em 2022. A média anual sob Bolsonaro foi de 11.396 km2 , contra 7.145 mil km2 no período anterior (2015-2018).

Desmatamento nos Estados

Segundo as estimativas do PRODES, os estados do Pará, Amazonas, Mato Grosso e Rondônia foram responsáveis por 87,89% do desmatamento estimado pelo INPE para a Amazônia Legal no período. Tais unidades da federação acumularam 35,5%, 22,54%, 16,48% e 13,07% do total desmatado, respectivamente. 

A análise do INPE mostrou que o Amazonas foi o único estado da Amazônia Legal que apresentou aumento no desmatamento (13,05%). Todos os outros tiveram redução, com destaque para o Amapá, que reduziu 6471% da área perdida entre 2021 e 2022. 

Segundo o Observatório do Clima, além da inação do Ibama, o aumento do corte raso no Amazonas é explicado pela expectativa de asfaltamento da BR-319 (Manaus-Porto Velho), rodovia que corta o maior bloco de florestas intactas da Amazônia. Em julho, o governo Bolsonaro concedeu licença prévia para a obra, atropelando pareceres de técnicos do próprio Ibama.

A tendência atual no Amazonas, caso nada seja feito, é que se repita no eixo da BR-319 a tragédia ocorrida no entorno da BR-163 (Cuiabá-Santarém), no Pará, que se transformou no epicentro do desmatamento no começo do século, após o anúncio de sua pavimentação.

“Jair Bolsonaro deixará para seu sucessor uma herança maldita de desmatamento em alta e uma Amazônia conflagrada. Se quiser ver os números de destruição florestal diminuírem em 2023, Lula terá que ter tolerância zero com o crime ambiental desde o primeiro dia de seu governo. E isso inclui responsabilizar judicialmente aqueles que sabotaram a governança ambiental no país enquanto ocuparam o governo nos últimos quatro anos “, afirma Márcio Astrini, secretário executivo do Observatório do Clima.

  • Cristiane Prizibisczki

    Cristiane Prizibisczki é Alumni do Wolfson College – Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde participou do Press Fellow...

Leia também

Notícias
14 de novembro de 2022

Dados sobre desmatamento na Amazônia são solicitados por equipe de transição de Lula

Em coletiva nesta segunda-feira (14), o coordenador da transição, Geraldo Alckmin, reafirma compromisso do novo governo eleito na reconfiguração das políticas ambientais

Notícias
11 de novembro de 2022

Desmatamento tem nova alta na Amazônia e chega a 904 km²

Área sob alerta é duas vezes maior que Sharm-el-Sheikh, cidade do Egito onde o Brasil tenta se vender como potência verde na Conferência do Clima da ONU

Reportagens
27 de outubro de 2022

Toma lá dá cá: quem são os eleitos com dinheiro do agronegócio desmatador

Infratores ambientais na Amazônia Legal financiaram mais de 30 políticos eleitos em 14 estados. Dados revelam retribuições políticas e discurso de sustentabilidade distante da realidade

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.