Notícias

Aprovada em primeiro turno proposta que dificulta criação de áreas protegidas em MT

Por 21 votos a favor, deputados aprovaram hoje proposta do governador do estado. Matéria deve ser analisada por comissão especial antes de última votação

Michael Esquer · Cristiane Prizibisczki ·
15 de fevereiro de 2023 · 1 anos atrás

Os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovaram em primeira votação a proposta que limita a criação de novas áreas protegidas no estado. Na sessão desta quarta-feira (15), 21 parlamentares votaram a favor da matéria e dois contra. O texto agora segue para sua segunda votação, que deve acontecer nas próximas semanas. A proposta é de autoria do governador do estado, Mauro Mendes (União Brasil-MT), portanto, se aprovada em segundo turno, sua sanção é dada como certa.

Antes de ir ao Plenário novamente, a PEC será analisada por uma Comissão Especial na Assembleia, que tem 10 dias para dar seu parecer. Já se sabe, no entanto, que a maioria dos parlamentares que vão compor a Comissão Especial é a favor da matéria.

Encaminhada à ALMT em dezembro do ano passado, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 12/2022 têm tramitado de forma expressa no legislativo mato-grossense, e só não foi aprovada já em janeiro por conta de um pedido de vista do deputado Lúdio Cabral (PT-MT), que hoje votou contra a matéria junto com o deputado Valdir Barranco (PT-MT).

A PEC 12/2022 prevê que a criação de novos parques estaduais só poderá ocorrer após a regularização de 80% das unidades de conservação já criadas em Mato Grosso. A norma é considerada inconstitucional por organizações ambientalistas, por ferir o artigo 225 da Constituição Federal, que estabelece o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado para as presentes e futuras gerações.

O deputado Lúdio Cabral tentou minimizar os pontos polêmicos da matéria, com a apresentação de uma emenda que sugeria a retirada do trecho que limita a criação de novas áreas somente após a maioria das já existentes estarem regularizadas. Segundo sua proposta, ao invés de porcentagens, a PEC estabeleceria um prazo de tempo máximo – 10 anos – para que esta regularização fosse feita, dando espaço para que novas unidades sejam criadas neste período de tempo.

A emenda de Cabral foi rejeitada, primeiro, pela Comissão de Constituição, de Justiça e Redação (CCJR) e, nesta quarta-feira, pelos parlamentares da ALMT. Foram 19 votos contrários e apenas dois a favor da emenda de Lúdio.

“O governador de Mato Grosso esteve no Egito na COP 27 propagando a defesa do meio ambiente no estado. Volta da COP e apresenta uma PEC para proibir as UCs no estado. É absolutamente contraditório esse movimento que o governador faz”, disse Cabral durante a sessão plenária desta quarta, momentos antes da votação. 

O deputado defendeu que o fato de governos anteriores não terem cumprido o dever de alocar orçamento para gerir adequadamente as UCs do estado não pode ser utilizado como argumento para proibir a criação de novas áreas protegidas. 

Um dos argumentos dos parlamentares favoráveis à proposta de Mauro Mendes é que muitas unidades foram criadas sobre propriedades privadas, sem que os afetados tivessem sido devidamente compensados. 

“Me preocupa muito a criação de UC num discurso ambientalista, como o do deputado que me antecedeu. Criando UCs dentro do escritório, no ar condicionado, riscando o mapa do estado de Mato Grosso e achando que está fazendo bonito. Quem age dessa forma esquece que lá naquela terra tem trabalhadores que fizeram esse estado pujante do jeito que é”, rebateu a Lúdio o parlamentar Diego Guimarães (Republicanos-MT). 

Próximos passos

Para que a PEC pudesse ser aprovada, os deputados rejeitaram um requerimento de audiência pública, feito por Lúdio Cabral. No início da sessão de hoje, os parlamentares haviam aprovado a proposta de discussão da matéria com a sociedade, mas voltaram atrás e a rejeitaram em nova votação, após terem conhecimento de que o pedido de Cabral condicionava a continuidade de tramitação da PEC à realização do encontro.

A ((o))eco, a assessoria do parlamentar disse que ele irá apresentar novo requerimento de audiência na próxima sessão. A equipe jurídica do deputado também avalia a necessidade e o cabimento de ação judicial ou a apresentação de outro instrumento jurídico que se aplique ao caso.

  • Michael Esquer

    Jornalista pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com passagem pela Universidade Distrital Francisco José de Caldas, na Colômbia, tem interesse na temática socioambiental e direitos humanos

  • Cristiane Prizibisczki

    Cristiane Prizibisczki é Alumni do Wolfson College – Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde participou do Press Fellow...

Leia também

Notícias
27 de janeiro de 2023

Mauro Mendes quer “desfederalização” do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães

É a primeira vez que um parque federal seria transformado em estadual no País, aponta Rede Pró-Unidades de Conservação. Alteração pode diminuir poder de acionar mecanismos de proteção

Notícias
8 de dezembro de 2022

Ilegalidade atinge quase 80% do desmatamento registrado em Mato Grosso em 2022

Estado reduziu em 13,8% perda florestal de 2021 para 2022, mas taxa registrada pelo INPE ainda é a segunda mais alta da última década

Notícias
17 de janeiro de 2023

Proposta que limita criação de áreas protegidas em MT viola Constituição, aponta nota jurídica

Documento pede rejeição do projeto, que tem autoria do Executivo Estadual. Entidades apontam que norma invade competência da União e fragiliza Política Estadual de Meio Ambiente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.