O ex-governador de Mato Grosso e atual senador Blairo Maggi (PR-MT) está cotado para ser ministro da Agricultura caso mude o governo. Se essa escolha ocorrer, será a segunda vez consecutiva que o cargo será ocupado por um ganhador do prêmio “Motosserra de ouro”.
Assim como Kátia Abreu, atual ocupante do cargo, Blairo também foi agraciado pelo prêmio Motosserra de ouro, concedido pelo Greenpeace à personalidade cujo ação ou inação foram decisivos para a alta do desmatamento na Amazônia na metade dos anos 2000. Então governador do Mato Grosso e maior produtor de soja do mundo, Blairo foi um dos responsáveis pela expansão da soja no país e virou inimigo dos ambientalistas durante seu mandato à frente do governo de Mato Grosso (2003-2010). Apelidado de “estuprador de florestas” pelos ambientalistas, Blairo conseguiu melhorar sua imagem ao adotar uma série de medidas para conter o desmatamento em Mato Grosso, entre elas a moratória da soja e da carne.
Voltando para o legislativo, o senador chegou a comandar a Comissão de Meio Ambiente em 2013 e recentemente relatou duas propostas polêmicas que mudam o licenciamento ambiental no país.
Blairo foi relator na Comissão Especial de Desenvolvimento Nacional do projeto de Romero Jucá que acelera a liberação de licenças ambientais para grandes empreendimentos de infraestrutura e também relatou a Proposta de Emenda à Constituição que acaba com o licenciamento ambiental no país. A PEC 65/2015 prevê que a simples apresentação do Estudo de Impacto Ambiental é suficiente para garantir a obra, que não poderá mais ser suspensa ou cancelada por esse motivo.
O Ministério da Agricultura sempre foi ocupado por políticos ruralistas. A novidade em torno do nome de Blairo Maggi é que o senador não é do PMDB, partido que sempre ocupou as vagas do Ministério da Agricultura durante o governo Dilma.
Leia Também
Blairo Maggi é o novo presidente da Comissão de Meio Ambiente
Comissão do Senado aprova PEC que derruba licenciamento ambiental
Leia também
Comissão do Senado aprova PEC que derruba licenciamento ambiental
Proposta prevê que a simples apresentação do Estudo de Impacto Ambiental é suficiente para garantir a obra, que não poderá mais ser suspensa ou cancelada. →
Blairo Maggi é o novo presidente da Comissão de Meio Ambiente
Ex-governador do Mato Grosso e ganhador do troféu Motosserra de Ouro em 2005, senador do PR assumiu nesta quarta-feira o comando na comissão. →
Podcast: A luta coletiva contra a especulação imobiliária nos manguezais
No Ceará, moradores de comunidades tradicionais se organizam em coletivos para resistir à perda de identidade dos territórios →
Licenciamento acelerado!, tem cheiro empreiterão…
Boa, presidente Temer!
Não sei se você não leu a matéria ou está sendo irônico.
Ainda vamos ter saudades da Katia Abreu…