Notícias

Blairo Maggi cotado para ser ministro da Agricultura em eventual governo Temer

Senador afirmou que recebeu convite do vice-presidente para integrar equipe em caso de afastamento de Dilma.

Daniele Bragança ·
9 de maio de 2016 · 7 anos atrás
Foto: José Cruz/Agência Senado.
Blairo Maggi (PR-MT) está cotado para ser o novo ministro da Agricultura. Foto: José Cruz/Agência Senado.

O ex-governador de Mato Grosso e atual senador Blairo Maggi (PR-MT) está cotado para ser ministro da Agricultura caso mude o governo. Se essa escolha ocorrer, será a segunda vez consecutiva que o cargo será ocupado por um ganhador do prêmio “Motosserra de ouro”.

Assim como Kátia Abreu, atual ocupante do cargo, Blairo também foi agraciado pelo prêmio Motosserra de ouro, concedido pelo Greenpeace à personalidade cujo ação ou inação foram decisivos para a alta do desmatamento na Amazônia na metade dos anos 2000. Então governador do Mato Grosso e maior produtor de soja do mundo, Blairo foi um dos responsáveis pela expansão da soja no país e virou inimigo dos ambientalistas durante seu mandato à frente do governo de Mato Grosso (2003-2010). Apelidado de “estuprador de florestas” pelos ambientalistas, Blairo conseguiu melhorar sua imagem ao adotar uma série de medidas para conter o desmatamento em Mato Grosso, entre elas a moratória da soja e da carne.

Voltando para o legislativo, o senador chegou a comandar a Comissão de Meio Ambiente em 2013 e recentemente relatou duas propostas polêmicas que mudam o licenciamento ambiental no país.

Blairo foi relator na Comissão Especial de Desenvolvimento Nacional do projeto de Romero Jucá que acelera a liberação de licenças ambientais para grandes empreendimentos de infraestrutura e também relatou a Proposta de Emenda à Constituição que acaba com o licenciamento ambiental no país. A PEC 65/2015 prevê que a simples apresentação do Estudo de Impacto Ambiental é suficiente para garantir a obra, que não poderá mais ser suspensa ou cancelada por esse motivo.

O Ministério da Agricultura sempre foi ocupado por políticos ruralistas. A novidade em torno do nome de Blairo Maggi é que o senador não é do PMDB, partido que sempre ocupou as vagas do Ministério da Agricultura durante o governo Dilma.

Leia Também

Blairo Maggi é o novo presidente da Comissão de Meio Ambiente

 

Comissão do Senado aprova PEC que derruba licenciamento ambiental

 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Notícias
3 de maio de 2016

Comissão do Senado aprova PEC que derruba licenciamento ambiental

Proposta prevê que a simples apresentação do Estudo de Impacto Ambiental é suficiente para garantir a obra, que não poderá mais ser suspensa ou cancelada.

Salada Verde
27 de fevereiro de 2013

Blairo Maggi é o novo presidente da Comissão de Meio Ambiente

Ex-governador do Mato Grosso e ganhador do troféu Motosserra de Ouro em 2005, senador do PR assumiu nesta quarta-feira o comando na comissão.

Reportagens
27 de janeiro de 2023

Apib representa criminalmente ex-presidente Jair Bolsonaro por omissão na proteção do território Yanomami

Além do ex-mandatário, o ex-presidente da Funai, Marcelo Xavier e a ex-ministra e atual senadora Damares Alves são citados. A ação destaca possível incentivo para invasões da área protegida

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta