Salada Verde

Blairo Maggi é o novo presidente da Comissão de Meio Ambiente

Ex-governador do Mato Grosso e ganhador do troféu Motosserra de Ouro em 2005, senador do PR assumiu nesta quarta-feira o comando na comissão.

Redação ((o))eco ·
27 de fevereiro de 2013 · 11 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Fernando Collor cumprimenta o atual presidente, Blairo Maggi e é observado pelo senador Eduardo Amorim (PSC-SE), que tomou posse hoje como vice-presidente. Foto: José Cruz/Agência Senado.
Fernando Collor cumprimenta o atual presidente, Blairo Maggi e é observado pelo senador Eduardo Amorim (PSC-SE), que tomou posse hoje como vice-presidente. Foto: José Cruz/Agência Senado.

Foi sem surpresas, para quem acompanha o Congresso, que o senador Blairo Maggi (PR-MT) assumiu nesta quarta-feira (27) a presidência da Comissão Permanente de Meio Ambiente, Fiscalização e Controle no Senado, ao lado do senador Eduardo Amorim (PSC-SE), que assumiu como vice. O nome do senador já estava cotado para o cargo desde antes da eleição que levou Renan Calheiros à presidência da casa.

A negociação pelos cargos de presidentes de comissões aconteceu em troca de votos para Renan Calheiros (PMDB-AL). Os cargos são ocupados proporcionalmente, de acordo com o tamanho da bancada e um acordo foi costurado. Antes, a Comissão era presidida pelo senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF).

Em discurso, ao tomar posse hoje, Maggi rebateu críticas de senadores ligados ao meio ambiente, afirmando que sua atuação como produtor rural e as medidas que adotou para preservação ambiental em seu estado, quando governador, o credenciaram para assumir a comissão.

“Muitos podem achar que esse não é um lugar para mim, mas posso dizer com toda tranquilidade, conheço bem, sei o que os ambientalistas querem, sei o que os setores produtivos querem e desejam e nós saberemos levar ao bom termo a discussão correta, tranquila e democrática. (…) Sei o desafio que tenho pela frente, mas também já trilhei, já fiz e sei como fazer as coisas acontecerem daqui pra frente”, discursou o novo presidente.

Conhecido como rei da soja e ganhador do troféu Motosserra de Ouro do Greenpeace, em 2005, Maggi foi governador de Mato Grosso e, durante seu mandato (2003-2010), foi considerado um inimigo dos ambientalistas, por quem foi apelidado de “estuprador de florestas”, mas conseguiu sair da posição destruidor de floresta ao adotar uma série de uma série de medidas para conter o desmatamento em Mato Grosso.

Uma dessas medidas foi a adoção da a moratória da soja, da carne e entre outras. As estratégias usadas para melhorar sua imagem, após inúmeros escândalos ambientais, foi tema de reportagem publicada aqui em ((o)) eco assinada pela repórter Andreia Fanzeres.

Além da Comissão de Meio Ambiente, foram definidos os presidentes de mais 5 comissões.
*Editada às 11h25, 28/02

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.