Notícias

Cachoeira é tingida de azul durante chá revelação em Mato Grosso

Queda d’água situa-se em córrego que integra o chamado “Arco de Nascentes” do Pantanal. Caso será investigado pelo Ministério Público

Michael Esquer ·
26 de setembro de 2022 · 2 anos atrás

Uma cachoeira tingida de azul para um chá revelação. Essa história que não parece real nada tem de fictício, e aconteceu neste final de semana no córrego Queima-Pé, em Tangará da Serra (MT). Vídeo que circula nas redes sociais não deixa dúvidas sobre o ocorrido, ao mostrar a cachoeira mudando de cor, enquanto um casal comemora, na presença de convidados, a revelação do sexo do bebê. O registro viralizou, mesmo após ter sido deletado das redes sociais dos que estavam presentes no evento. 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Tangará da Serra esteve no local nesta segunda-feira (22), juntamente com a equipe de fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT), para colher informações sobre o episódio. No final da tarde, a pasta disse que está processando os dados coletados e novos esclarecimentos devem ser divulgados posteriormente. 

Conforme apurou ((o))eco, a cachoeira alvo da substância está situada abaixo da estação de captação de água da cidade. A localização diminui o risco de contaminação através do consumo para a população, porém, no entanto, não livra o curso d’água da possibilidade de alterações ambientais causadas pelo material ainda não identificado, que mudou a sua cor. “Se é uma substância que pode trazer algum dano para saúde humana, isso é uma preocupação eminente”, conta o pesquisador Ibraim Fantin, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), ao destacar a importância de medidas mitigadoras de possíveis impactos. 

“Outra preocupação que a gente tem é se essa substância é degradável ou não. Se vai marcar o córrego, as plantas […] Existe esse ponto, se é uma substância de degradável ou não, e como recuperar o sistema, dado a coloração que foi dada ao rio. São pontos que precisam ser levantados”, acrescenta Fantin. 

Principal responsável pelo abastecimento hídrico de Tangará da Serra, o córrego Queima-Pé também está entre aqueles com estado mais crítico no estado, principalmente por conta da conversão de áreas vegetação natural para áreas de pastagem e a falta de técnicas de uso de produção do solo – a região sofre bastante com erosão. “Devido a um processo de degradação da bacia e utilização ali, ele vem nos últimos anos tendo uma redução da disponibilidade hídrica, associado à falta de chuva”, explica o pesquisador. 

O córrego Queima-Pé é também afluente do Rio Sepotuba, curso d’água que junto com outros rios da região norte da Bacia do Alto Paraguai (BAP) integra o chamado “Arco de Nascentes” — área extensa que vai de Rondonópolis (MT) até Cáceres (MT). “O Rio Sepotuba é um dos principais formadores ali da bacia do Pantanal”, comenta Ibraim. Nesta região onde está inserida a sua bacia, nascem os rios responsáveis pelo transporte de cerca de 70% das águas que abastecem a maior área úmida do mundo. 

https://twitter.com/lazarothor1/status/1574422190132527105?t=aHfotQMXyz2u9IjmSBbiCA&s=19

À reportagem, a assessoria do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) disse que recebeu denúncia sobre o episódio, que passará a ser investigado pela Promotoria de Justiça de Tangará da Serra. 

Procurada por ((o))eco, a Sema-MT disse que irá notificar o proprietário da área e solicitar que ele informe os responsáveis pelo tingimento da queda d’água. A pasta também disse que irá apurar se houve dano ambiental por conta do material lançado na água. Até esta terça-feira (27), técnicos da Sema-MT que visitaram a cachoeira devem divulgar novos detalhes para, ao menos, identificar a substância lançada na água. 

  • Michael Esquer

    Jornalista pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com passagem pela Universidade Distrital Francisco José de Caldas, na Colômbia, tem interesse na temática socioambiental e direitos humanos

Leia também

Salada Verde
29 de novembro de 2018

Chá revelação causa grande incêndio florestal nos EUA

Quase 20 mil hectares de área verde foram queimados no Arizona em abril de 2017. Vídeo do acidente foi divulgado essa semana pelas autoridades

Análises
2 de maio de 2022

Desenvolvimento amazônico sequestrado pelo crime organizado

O crime organizado pode ser agora o ator dominante no financiamento do “desenvolvimento” na Amazônia

Notícias
23 de setembro de 2022

Filhote de gato-mourisco é encontrado sozinho no Mato Grosso do Sul

Felino foi encontrado por moradora no interior do estado. Espécie está na lista de animais ameaçados de extinção, publicada pelo Ministério do Meio Ambiente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.