Notícias

Ibama suspende licenciamento da usina de São Luiz do Tapajós

Funai reconhece terra indígena da etnia Munduruku e, em seguida, órgão ambiental volta atrás e tira aval para a construção da hidrelétrica.

Daniele Bragança ·
21 de abril de 2016 · 8 anos atrás
Por enquanto, rio Tapajós não será barrado. Foto: Wikipédia.
Por enquanto, rio Tapajós não será barrado. Foto: Wikipédia

Terça-feira (19) foi um dia de vitórias para a luta contra a usina hidrelétrica São Luiz de Tapajós. No mesmo dia em que a Funai reconheceu a terra indígena Sawré Muybu, que fica no local onde seria erguido a usina, a presidente do Ibama, Marilene Ramos, enviou um ofício ao diretor da Eletrobras, Valter Luiz Cardeal de Souza, informando que o órgão suspendeu o licenciamento do projeto.

A decisão foi tomada após a Fundação Nacional do Índio (Funai) apontar “a inviabilidade do projeto sob a ótica do componente indígena” e recomendar a “suspensão do processo de licenciamento ambiental enquanto não adotadas providências que vão além das atribuições do Ibama, da Funai e da Eletrobras”.

O jornal O Globo teve acesso ao documento. A hidrelétrica São Luiz do Tapajós é a primeira de um grupo de 5 usinas que integrariam o chamado complexo hidrelétrico dos Tapajós. Para viabilizar a construção das usinas, em janeiro de 2012, a presidente Dilma publicou a Medida Provisória 558 que alterou a área de 7 unidades de conservação que estavam no caminho das barragens. Ao tramitar pela Câmara, a MP 558 aumentou para 8 o número de unidades de conservação afetadas.

Luta pela demarcação

Os Mundurukus lutam pelo reconhecimento da área há anos. Em setembro de 2014, num vídeo filmado pelos indígenas, a ex-presidente da Funai Maria Augusta Assirati admite que sofria pressão de setores do Governo Federal para não assinar o relatório de demarcação da Terra Indígena Sawré Muybu, localizada na região de Itaituba, no Pará.

Na terça-feira (19), dia do Índio, finalmente saiu o Relatório Circunstanciado de Identificação e Delimitação (RCID) da Terra Indígena Sawré Muybu, passo fundamental para o reconhecimento de que aquelas terras pertencem aos Mundurukus. Esse reconhecimento ameaça a construção da usina porque a Constituição determina que os índios só podem sair de suas terras em casos específicos, como uma epidemia, e isso com a aprovação prévia do Congresso Nacional.

 

Saiba Mais

Especial: Hidrelétricas do Tapajós

 

Leia Também

Governo só demarca se indígenas apoiarem usina no Tapajós

Estudo de Impacto Ambiental de São Luiz de Tapajós não mede impacto

 

 

 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Notícias
29 de setembro de 2015

Estudo de Impacto Ambiental de São Luiz de Tapajós não mede impacto

Análise feita por 9 especialistas a pedido do Greenpeace conclui que estudo não avalia os verdadeiros impactos da obra no Tapajós.

Notícias
28 de novembro de 2014

Governo só demarca se indígenas apoiarem usina no Tapajós

Vídeo mostra ex-presidente da Funai condicionando demarcação da Terra Indígena Sawré Muybu a delimitação da Hidrelétrica São Luís dos Tapajós.

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 2

  1. Paulo Roberto diz:

    Dilma é comunista e comunista não dá a mínima para o meio ambiente, também não valoriza os indígenas.


  2. Paulo Roberto diz:

    O governo da Dilma é contra os indios e contra a natureza, Isto não e novidade. Ela pensa omo os comunistas chineses.