Notícias

“Irma” e “Filó” participam de expedição a unidades de conservação no Pantanal

Atrizes que interpretaram as personagens na primeira fase do remake da novela visitarão três unidades de conservação no bioma. A iniciativa faz parte da jornada “Um Dia no Parque”

Michael Esquer ·
21 de julho de 2022 · 2 anos atrás

As atrizes Leticia Salles e Malu Rodrigues iniciaram, nesta quarta-feira (20), uma expedição que irá percorrer três unidades de conservação (UCs) no Pantanal mato-grossense e sul-mato-grossense. As atividades, que duram até segunda-feira (25), fazem parte da ação “Um Dia no Parque”, realizada pela Rede Pró UC e SOS Pantanal, cujo objetivo é conscientizar sobre a importância da conservação da biodiversidade.

“É fundamental que nossa sociedade entenda e conheça o valor dessas áreas. A melhor forma de fazer isso é conhecendo. Um dia no Parque serve para que todos conheçam e desfrutem das nossas áreas protegidas. Só defendemos o que amamos, só amamos o que conhecemos”, explica Angela Kuczach, diretora-executiva da Rede Pró-UC. Ela conta que o país tem mais de 2,5 mil UCs que ainda são pouco conhecidas, apesar de serem extremamente importantes pelo fornecimento de água e outros serviços ambientais – fundamentais para a sobrevivência humana. 

Após um hiato de dois anos por conta da pandemia, neste ano, a jornada na maior planície inundável do mundo intitulada como “Expedição Pantanal – Um dia no Parque” contará com as participações das atrizes que interpretaram Irma e Filó na primeira fase do remake em exibição na TV Globo. Acompanhadas da SOS Pantanal e da Rede Nacional Pró UC, Leticia e Malu terão a oportunidade de conhecer três modelos de UCs que atuam na preservação e equilíbrio do ecossistema. 

O primeiro deles é o Parque Nacional do Pantanal Matogrossense; o segundo é o Parque Estadual do Encontro das Águas; e o terceiro, a RPPN Acurizal, na Serra do Amolar, em Mato Grosso do Sul. Além disso, a expedição também promoverá a entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) de combate a incêndios florestais para a equipe do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense. 

Para o biólogo Gustavo Figueirôa, diretor de Comunicação e Engajamento do Instituto SOS Pantanal, o fortalecimento e expansão das unidades de conservação são primordiais para a proteção dos biomas do Brasil. “É importantíssimo a gente estimular a sua criação e a destinação de recursos para que tenham capacidade e autonomia para se autogerirem. Por meio de imagens de satélites observamos que as áreas que abrigam unidades de conservação e lei de proteção possuem menos riscos de serem desmatadas. Vemos, por exemplo, que o entorno do Parque Nacional do Iguaçu está todo desmatado, e dentro do parque é possível avistar o maciço de mata”, afirma.

Cenas do Pantanal. Foto: Fabio Olmos.

Observação de onças

No penúltimo dia (24) de expedição, Leticia e Malu também participam de um tour de observação de uma das protagonistas da novela e um símbolo da fauna pantaneira: as onças-pintadas. A atividade ocorre no Parque Estadual do Encontro das Águas.

Como participar 

Para participar da campanha “Um Dia no Parque”, basta acessar a página da ação na internet. Na plataforma, os visitantes podem pesquisar a UC mais próxima de casa em todo o país, com o apoio de um mapa interativo e filtros. Outra alternativa para acompanhar a programação de atividades são as redes sociais do Um Dia No Parque.

  • Michael Esquer

    Jornalista pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com passagem pela Universidade Distrital Francisco José de Caldas, na Colômbia, tem interesse na temática socioambiental e direitos humanos

Leia também

Salada Verde
20 de abril de 2022

“De volta ao lar!”: Um Dia no Parque 2022 ocorre de forma presencial

A edição de 2022 da mobilização Um Dia no Parque acontece no dia 24 de julho com atividades presenciais

Reportagens
8 de setembro de 2020

Encontro das chamas ameaça parque com maior concentração de onças-pintadas do mundo

Mais de 1,6 milhão de hectares já foram consumidos pelo fogo no Pantanal apenas nos últimos dois meses e chamas avançam sobre refúgios da biodiversidade

Notícias
24 de setembro de 2020

Fogo já atingiu mais de um quinto de todo Pantanal

Dados do monitoramento feito pelo LASA indicam que cerca de 21% do território ocupado pelo bioma já foi impactado por incêndios em 2020. Mato Grosso é o estado mais atingido

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.