Notícias

Kátia Abreu pode não ser reeleita senadora pelo Tocantins 

A atual senadora aparece com 18% das intenções de voto, contra 19% de Professora Dorinha, ambas estão tecnicamente empatadas

Fabio Pontes ·
28 de agosto de 2022 · 2 anos atrás

Ex-ministra da Agricultura de Dilma Rousseff e ex-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária no Brasil (CNA), Kátia Abreu pode não ser reeleita ao Senado Federal pelo Partido Progressista (PP) do Tocantins. Caso queira permanecer no Congresso Nacional, ela terá que buscar voto por voto do eleitor tocantinense em 2022. 

Conforme pesquisa do Ipec, encomendada pela Rede Globo, divulgada nesta terça, 23, a toda-poderosa Kátia Abreu está numericamente atrás de sua principal adversária, Professora Dorinha, do União Brasil. A atual senadora aparece com 18% das intenções de voto, contra 19% de Dorinha. Pelo resultado, as duas estão tecnicamente empatadas dentro da margem de erro de três pontos percentuais.    

A pesquisa Ipec/TV Anhanguera foi realizada entre 20 e 22 de agosto. O instituto ouviu 800 eleitores em 34 municípios do estado. Ela foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número TO-04301/2022. 

Nesta eleição de 2022, cada estado vai eleger apenas um senador em eleição majoritária, e sem segundo turno. O mais votado leva a cadeira em disputa. A vantagem de Professora Dorinha sobre Kátia Abreu pode ser vista como uma reviravolta na política local. Até tempos atrás a ex-presidente da poderosa CNA era tida como intocável num dos estados de maior força do agronegócio nacional. 

Definida como uma liderança política em ascensão, professora Dorinha é atualmente deputada federal e presidente da Comissão de Educação da Câmara. Ela é a candidata ao Senado do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). Ele assumiu o governo de Tocantins em março deste ano após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) afastar o então titular, Mauro Carlesse, por suposta participação em esquemas de corrupção. 

  • Fabio Pontes

    Fabio Pontes é jornalista com atuação na Amazônia, especializado nas coberturas das questões que envolvem o bioma desde 2010.

Leia também

Notícias
15 de agosto de 2022

Bolsonarismo resiste na Amazônia, mas eleitores se dividem no voto a voto

É apenas na região Norte que Jair Bolsonaro lidera na pesquisa espontânea. Na estimulada, quando os eleitores são apresentados aos nomes dos concorrentes, Lula aparece em primeiro lugar, porém ambos empatam tecnicamente

Reportagens
31 de julho de 2012

Tocantins: Novas UCs enfrentam burocracia e família Abreu

Oposição da família Abreu e imobilismo do governo estadual atrapalham a proteção dos últimos remanescentes das chamadas Matas Secas.

Salada Verde
11 de junho de 2021

Kátia Abreu é a nova relatora do marco geral do licenciamento

Novo marco do licenciamento isenta 13 atividades do licenciamento e torna regra a adoção do autolicenciamento. Proposta foi aprovada na Câmara há menos de um mês

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.