Notícias

Maior árvore do Brasil, angelim-vermelho de 88,5 metros está ameaçado por avanço do desmatamento

Floresta Estadual do Paru (Pará), que abriga o espécime, foi uma das áreas protegidas mais desmatadas em novembro, mostra SAD-Imazon

Cristiane Prizibisczki ·
21 de dezembro de 2022 · 1 anos atrás

O aumento na devastação da Amazônia tem ameaçado cada vez mais a Floresta Estadual do Paru, no norte do Pará, onde está localizada a maior árvore já identificada no Brasil, um angelim-vermelho de 400 anos de idade, 88,5 metros de altura e quase 10 metros de circunferência. Isso equivale a 2,5 vezes a estátua do Cristo Redentor ou a um prédio de 30 andares.

A Flona do Paru, um santuário de angelins com mais de 70 metros de altura, foi a terceira unidade de conservação mais desmatada na Amazônia em novembro, de acordo com estudo divulgado nesta terça-feira (20) pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

De acordo com o Instituto, até final de novembro, já existiam mais de trinta Cadastros Ambientais Rurais (CARs) – áreas declaradas como de propriedade privada – sobrepostos à unidade, o que indica que desmatadores estão pressionando pela posse desses lotes. 

“A Flota do Paru é um verdadeiro santuário das árvores gigantes na Amazônia. Por isso, é extremamente grave que o desmatamento esteja avançando sobre o local. O governo paraense precisa urgentemente cancelar esses registros ilegais e retirar os invasores da unidade de conservação”, alerta Jakeline Pereira, pesquisadora do Imazon e conselheira da Flota.

O angelim-vermelho gigante foi encontrado em setembro de 2022, após uma busca que durou cerca de três anos e cinco expedições feitas por cientistas, sob a liderança do Instituto Federal do Amapá (Ifap).

Assista abaixo ao momento e que a árvore foi encontrada:

Além da Flota do Paru, a Área de Proteção Ambiental (APA) Triunfo do Xingu (PA) e Resex Chico Mendes (AC) figuram nas primeiras posições do ranking de áreas protegidas mais desmatadas da Amazônia em novembro.

Desmatamento em alta

O desmatamento cresceu 23% na Amazônia em novembro, atingindo 590 km², o equivalente à cidade de São Luís, capital do Maranhão. Este foi o pior resultado para o mês desde 2008, quando o Imazon iniciou seu Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD). 

Quase metade da derrubada registrada no mês em toda Amazônia ocorreu apenas no Pará, que perdeu 276 km² de floresta (47% do total). O Mato Grosso ocupou a segunda colocação, com 82 km² de floresta destruídos (14%), e o Amazonas a terceira, com 66 km² (11%). Juntos, esses estados somaram 72% de toda a devastação na Amazônia Legal.

Quando considerado o acumulado do ano – janeiro a novembro –, o desmatamento registrado foi de 10.286 km², o que equivale à devastação de 3 mil campos de futebol por dia. Essa também é a pior marca para o período em 15 anos.

Para ler a análise completa do SAD/Novembro, clique aqui.

  • Cristiane Prizibisczki

    Cristiane Prizibisczki é Alumni do Wolfson College – Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde participou do Press Fellow...

Leia também

Notícias
20 de dezembro de 2021

Desmatamento na Amazônia entre janeiro e novembro atinge pior marca da década e ultrapassa 10 mil km²

Acumulado do ano é 31% maior do que o registrado no mesmo período de 2020. Desmatamento no bioma dobrou sob Bolsonaro, mostra Imazon

Notícias
17 de novembro de 2021

Desmatamento na Amazônia já está perto dos 10 mil km² em 2021, aponta Imazon

Somente em outubro, floresta perdeu 803 km², área quatro vezes maior do que a cidade do Recife. Números são os maiores dos últimos 10 anos

Notícias
30 de novembro de 2022

Amazônia perdeu 11,5 mil km² de floresta em 2022, aponta INPE

Apesar de representar uma queda de 11% em relação à 2021, número, divulgado nesta quarta-feira (30), é o segundo maior em 14 anos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. FLáVIO ALVES diz:

    Que maravilha hein!Viva o Angelim Vermelho!Depois pesquisem se puderem sob Árvores de Poder e Proteção!Trigueirinho dava muitas partilhas à respeito deste sentido espiritual e energético que manifestam estas grandiosas Árvores!