Notícias

Maioria dos senadores eleitos na Amazônia Legal é aliada ao bolsonarismo

Dos nove vitoriosos, 6 já estão no Congresso; 3 se posicionam favoráveis à agenda anti-ambiental. Dos 3 sem mandato, 2 são do PL de Bolsonaro

Fabio Pontes ·
5 de outubro de 2022 · 1 anos atrás

Os resultados da votação do primeiro turno mostram a força do bolsonarismo na Amazônia Legal. Esse vigor é perceptível não apenas no desempenho de Jair Bolsonaro  (PL) e dos governadores aliados reeleitos, mas também nos nomes de quem venceu para o Senado. 

Dos nove senadores eleitos, cinco estão alinhados diretamente com a corrente política do atual presidente da República. O União Brasil elegeu a maior bancada, com três novos senadores na região, seguido pelo PL, com dois. 

Dos eleitos, quatro são deputados federais, dois senadores reeleitos e três sem mandato. Alan Rick (União Brasil), do Acre, Dr Hiran (PP), de Roraima, Beto Faria (PT), do Pará, e Professora Dorinha (União Brasil), do Tocantins ocupam cadeiras na Câmara dos Deputados. 

Ao se analisar o histórico de votação deles na atual legislatura, percebe-se que a maioria vota favoráveis a projetos que fragilizam a política de proteção ambiental do país. É o que aponta a plataforma Monitor do Congresso, desenvolvida pelo ((o))eco. 

Um dos casos é de Alan Rick, do Acre. O parlamentar bolsonarista votou favorável a todos os projetos analisados, incluindo o 6299/2002, o chamado PL do Veneno, que visa flexibilizar a legislação brasileira sobre o uso de agrotóxicos. Rick também disse Sim ao PL 2633/2020, conhecido como o PL da Grilagem, que afrouxa as regras sobre a titulação de áreas que podem ter sido alvo de invasões na Amazônia. 

O agora senador eleito pelo Acre, Alan Rick durante reunião de campanha com trabalhadores de frigorífico (Foto: Divulgação) 

Outros projetos que contaram com o aval do senador eleito pelo Acre são o PL 3729/2004 (que afrouxou as regras do licenciamento ambiental) e o PL 191/2020, cuja aprovação garantiu o caráter de urgência ao projeto que libera a mineração em terras indígenas. A proposta, apresentada pelo governo Bolsonaro, é vista como a carta-branca para a invasão dos territórios indígenas pela atividade garimpeira. 

Alan Rick também tem se posicionado a favor do PL 6024/2019, que desafeta áreas da Reserva Extrativista (Resex) Chico Mendes, e reduz a categoria do Parque Nacional da Serra do Divisor para uma Área de Proteção Ambiental (APA). Em 6 de novembro de 2019, Alan Rick participou de reunião, junto com outros parlamentares e moradores da Resex Chico Mendes autuados pelo ICMBio, com o então ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, para pedir o fim das fiscalizações dentro da unidade de conservação. 

Mudanças no Tocantins

Eleita senadora por Tocantins, Professora Dorinha tomou a cadeira de Kátia Abreu; ela também vota favorável à pauta do agronegócio (Foto: Divulgação) 

Em Tocantins, a eleição para o Senado pode ser definida como um marco. Eleita com 50,42% dos votos válidos, a Professora Dorinha (União Brasil) conseguiu o trunfo de tomar a cadeira hoje ocupada por Kátia Abreu (PP). A senadora e ex-ministra da Agricultura de Dilma Rousseff era vista, até bem pouco tempo atrás, como a mais poderosa representante política do agronegócio nacional. 

Mas a eleição de Dorinha não representa muita mudança no que diz respeito a posições sobre a pauta ambiental. A deputada federal também vota favorável a projetos anti-ambientais na Câmara.

 Entre os analisados, ela só se manifestou neutra ao pedido de urgência do PL da mineração em terras indígenas. No dia da votação da matéria que flexibiliza o processo de licenciamento ambiental, esteve ausente. No Tocantins, o agronegócio se apresenta como uma das mais importantes forças econômicas e políticas. Oficialmente, em seu material de campanha, a candidata não se apresenta como aliada do bolsonarismo.  

Roraima sem Jucá 

Aliado do governador Antônio Denarium (PP), o deputado federal Dr Hiran Gonçalves (PP) galgou um passo na carreira política, e foi eleito senador por Roraima. Igual a Alan Rick, ele votou Sim a todos os projetos avaliados pelo ((o))eco, e também é um dos embaixadores do bolsonarismo no estado. Em Roraima, Bolsonaro recebeu quase 70% dos votos no primeiro turno. Ele derrotou na disputa o ex-cacique da política local, Romero Jucá (MDB). 

Sem mandato mas ligado ao agronegócio, o catarinense Jaime Bagattoli (PL) foi eleito senador por Rondônia. Apesar de se apagar bastante à imagem de Bolsonaro durante a campanha eleitoral, recebeu apenas 35,80% dos votos. Sua adversária direta, Mariana Carvalho (Republicanos), obteve 32,15%. 

Além de se apresentar como o candidato de Bolsonaro ao Senado em Rondônia, o discurso em defesa do agronegócio o favoreceu. Realizou toda a campanha usando um típico chapéu do trabalhador rural, de homem do campo. Em 2018, também concorreu ao Senado, no então PSL, ficando em terceiro lugar. 

No vizinho Mato Grosso, o bolsonarismo elegeu outro senador: Wellington Fagundes (PL). Ele teve uma vitória folgada, com 63,54% da votação.  Essa é a segunda vez que Fagundes vai para o Senado. Em 2014 ele já tinha sido eleito para o cargo. Em 2018 renunciou para concorrer a governador, mas perdeu para o atual ocupante da cadeira, o também bolsonarista Mauro Mendes (União Brasil). 

Wellington Fagundes aproveitou ao máximo a imagem de Jair Bolsonaro para sair vitorioso. É em Mato Grosso, um dos berços do agronegócio, onde o presidente tem grande força eleitoral na Amazônia legal. Por lá, obteve 59,84% dos votos válidos 

Fagundes despontou nas pesquisas, após a impugnação pela Justiça Eleitoral da candidatura de Neri Geller (Progressista), ex-ministro da Agricultura apoiado por Lula e o cacique do agro Blairo Maggi. Sem Neri, considerado Ficha Suja pelo Tribunal Superior Eleitoral,  na disputa e quase sem concorrentes, Fagundes decolou nas pesquisas e no voto.

Possível (quase) oposição

Quem também retorna ao Senado é Davi Alcolumbre (União Brasil), reeleito pelo Amapá. Em fevereiro de 2019, virou presidente da Casa com o apoio do Palácio do Planalto, mas, como boa parte do centrão, sempre negociou alto o seu apoio a Bolsonaro, como no caso da apreciação da indicação de André Mendonça ao Supremo Tribunal Federal. À época, Davi chegou a divulgar uma nota contra a pressão presidencial. 

“Reafirmo que não aceitarei ser ameaçado, intimidado, perseguido ou chantageado com o aval ou a participação de quem quer que seja”, disse o senador em seu comunicado. 

Durante a campanha de 2022. Alcolumbre não se apresentou oficialmente como candidato bolsonarista, preferindo se apresentar, oficialmente, como neutro na disputa da Presidência. No Amapá, Lula teve mais votos que Bolsonaro: 45,67% contra 43,41%.  

Outro retorno por mais oito anos de mandato é Omar Aziz (PSD, conhecido nacionalmente por presidir a CPI da Covid-19 durante os momentos mais críticos da pandemia. No Amazonas, Omar foi o candidato oficial de Lula. Boa parte dessa pauta-bomba para o meio ambiente tem como origem a Câmara dos Deputados, não sendo ainda enviadas para análise do Senado. 

O único nome do PT na Amazônia Legal a ir para o Senado é o de Beto Faro, atual deputado federal pelo Pará. De acordo com o Monitor do Congresso, de ((o))eco, Faro votou contrário a todos os projetos de lei da pauta anti-ambiental. No da urgência da mineração em TIs, ele esteve ausente. Ele também integrava a bancada ambiental da Câmara dos Deputados.

Também no campo de oposição política, o ex-governador do Maranhão Flávio Dino (PSB) representará o estado no Senado. Nos últimos três anos e nove meses, ele sempre se apresentou como um dos governadores de oposição a Jair Bolsonaro, sendo frequentemente atacado pela militância bolsonarista.     

Senadores eleitos na Amazônia Legal 
Acre
Alan Rick (União Brasil)  37,46% 
Amapá 
Davi Alcolumbre (União Brasil)  47,88%
Amazonas 
Omar Aziz (PSD)  41,42%
Maranhão 
Flávio Dino (PSB) 62,41% 
Mato Grosso
Wellington Fagundes (PL) – 63,54% 
Pará
Beto Faro (PT) 42,55% 
Rondônia
Jaime Bagatolli (PL) 35,80% dos votos 
Roraima 
Dr. Hiran (PP) 46,43% 
Tocantins 
Professora Dorinha (União Brasil) 50,42% 
Fonte: TSE
  • Fabio Pontes

    Fabio Pontes é jornalista com atuação na Amazônia, especializado nas coberturas das questões que envolvem o bioma desde 2010.

Leia também

Notícias
28 de agosto de 2022

Kátia Abreu pode não ser reeleita senadora pelo Tocantins 

A atual senadora aparece com 18% das intenções de voto, contra 19% de Professora Dorinha, ambas estão tecnicamente empatadas

Salada Verde
19 de agosto de 2022

De que lado está Blairo Maggi?

Como o voto do ex-ministro Blairo Maggi pode influenciar a política ambiental

Salada Verde
18 de março de 2020

ONGs pedem a Alcolumbre que suspenda tramitação da MP da Grilagem

Carta assinada por quase 50 organizações e 14 coletivos afirma que restrição de acesso ao Congresso pela Covid-19 impede debate democrático sobre proposta

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.