Belém (PA) – Um grupo de dezenas de manifestantes tentou forçar a entrada nos espaços restritos da Conferência do Clima, em Belém, na noite desta terça-feira (11), causando tumulto. Eles foram impedidos e acabaram entrando em confronto com seguranças da ONU. Um dos seguranças ficou ferido.
O grupo participava de uma marcha pacífica realizada pelas ruas de Belém e se desviaram para os espaços da conferência. Os espaços da Zona Azul são restritos a participantes credenciados previamente pela ONU e o controle de entrada é realizado por seguranças da Organização.
Participantes credenciados da COP30 que estavam nas proximidades da entrada, onde houve o tumulto, foram orientados a evacuar o prédio. As portas ficaram fechadas por algum tempo e depois liberadas somente para saída.
Os organizadores da Marcha Global Saúde e Clima divulgaram um comunicado após o ocorrido, esclarecendo que os atos não fazem parte do evento.
“A marcha, que se encerrou na Travessa Lomas Valentina com a Duque de Caxias, foi uma expressão legítima, pacífica e organizada de mobilização popular, construída com diálogo, responsabilidade e compromisso coletivo. Reafirmamos nosso respeito às instituições organizadoras da COP30 e o compromisso com uma Amazônia viva, saudável e sustentável para todos”, disse a organização do evento.
Em uma análise inicial, organizações da sociedade civil avaliaram que a manifestação desvia negativamente a atenção do foco principal das negociações e acordos que estão sendo firmados na COP30.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Baleia-jubarte morta em Ilhabela passa por autópsia
Animal jovem foi encontrado encalhado no litoral norte paulista; estado avançado de decomposição impediu a confirmação da causa da morte →
Morro do Bumba: 16 anos depois, sobreviventes ainda convivem com as marcas da tragédia
Sobreviventes do desastre na comunidade de Niterói (RJ), ocorrido em abril de 2010, relembram perdas e expõem o descaso e abandono enfrentados pelos moradores →
Podcast revisita uma década de crises ambientais e disputas socioambientais no Brasil
Nova temporada do Vozes do Planeta relembra episódios que marcaram o debate ambiental no país; Podcast completa 10 anos este mês →
