Notícias

Marina admite momento difícil e critica MP da reforma administrativa

Novo presidente do ICMBio promete democratizar o acesso aos parques nacionais e outras unidades de conservação federais

Aldem Bourscheit ·
25 de maio de 2023

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima Marina Silva reconheceu hoje que a área ambiental do governo vive “um momento difícil”. A afirmação vem um dia após parlamentares aprovarem o repasse da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para outros ministérios.

Os cortes foram chancelados numa comissão mista que analisa a medida provisória da reforma administrativa. O relatório do deputado federal Isnaldo Bulhões (MDB-AL) foi aprovado por 15 votos a favor e três contra. O texto será votado no plenário da Câmara e, depois, seguirá ao Senado.

“Estão transformando a medida provisória do governo que ganhou na medida provisória do governo que perdeu [as eleições]”, destaca Marina Silva. “Vamos resistir manejando essas contradições, criando alternativas e buscando soluções”, afirma.

Segundo ela, os possíveis retrocessos prejudicam as políticas para conter o desmatamento e combater as crises do clima e da perda de biodiversidade. “O que está acontecendo não é bom para ninguém, nem para o Congresso e inclusive para o agronegócio”, pontua.

Mesmo com parlamentares governistas apoiando as mudanças, ela poupou a administração federal e o presidente Lula pelo cenário político congressista. Marina fez o “L” com uma das mãos antes da posse do novo presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

“O governo Bolsonaro foi de desconstrução da política socioambiental brasileira. Já o presidente [Lula] disse no Japão [na reunião do G7] que o Brasil deverá ser um grande exportador de sustentabilidade”, lembra a ministra do Meio Ambiente.

Mauro Pires (direita) tomou posse hoje como presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Foto: Fabio Rodrigues/Agência Brasil

O servidor federal Mauro Pires assumiu hoje como novo presidente do ICMBio. Ele substitui o interino Marcelo Marcelino, agora diretor de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade do órgão. As demais diretorias serão ocupadas majoritariamente por mulheres.

Pires destaca para sua gestão medidas como democratizar o acesso às unidades de conservação, resolver a titularidade de terras de comunidades tradicionais, ampliar a participação social, reaproximar a autarquia da academia e de agências de cooperação internacional.

“Nossa missão de imediato é acabar com o desmatamento nas unidades de conservação”, frisa. O ICMBio responde pela gestão de 14 centros de pesquisa e 334 unidades de conservação no país. Elas cobrem 19% do território e 26% da área marinha nacionais.

  • Aldem Bourscheit

    Jornalista brasilo-luxemburguês cobrindo há mais de duas décadas temas como Conservação da Natureza, Crimes contra a Vida Sel...

Leia também

Notícias
24 de maio de 2023

Comissão aprova relatório da MP da reestruturação com Ministério do Meio Ambiente esvaziado

Esforço para retirar desestruturação do desenho do MMA e do Ministério dos Povos Indígenas não funcionou. Comissão aprovou relatório com 15 votos

Salada Verde
24 de maio de 2023

Câmara reintroduz “jabutis” e conclui votação de MP sobre prazo de regularização ambiental

Casa rejeitou mudanças feitas pelo Senado na MP 1150/2022 e retornou pontos que modificam Lei da Mata Atlântica. Matéria vai à sanção

Salada Verde
5 de maio de 2023

Mauro Oliveira Pires é o novo presidente do ICMBio

Nome foi escolhido por um comitê de buscas, instituído em fevereiro. Colegiado avaliou 18 candidaturas. Pires é analista ambiental de carreira

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. GASPAR ALENCAR diz:

    Na década de noventa eu imaginava que sobrariam as Áreas Protegidas ( Reservas Indígenas, UC, Reserva Lega e Apps), com esse cenário que nos avizinha. Vivemos tempos tenebrosos. Para restaurar demora no mínimo 38 anos. E é sabido que dinheiro não é comida ou não se come dinheiro!