Notícias

MMA demite pai de plano de recuperação florestal uma semana após seu lançamento

Ecólogo Carlos Alberto Scaramuzza, que concebeu projeto anunciado pelo ministro Sarney Filho na COP23, teve conflitos com secretário-executivo da pasta

Claudio Angelo · Luciana Vicária ·
23 de novembro de 2017 · 6 anos atrás
O ecólogo Carlos Alberto de Mattos Scaramuzza.
O ecólogo Carlos Alberto de Mattos Scaramuzza.

Exatamente uma semana depois de o ministro Sarney Filho (Meio Ambiente) anunciar o Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa (Planaveg) na COP23, em Bonn, o ministério demitiu seu idealizador, o ecólogo Carlos Alberto de Mattos Scaramuzza. O diretor do Departamento de Conservação de Ecossistemas teve sua exoneração publicada nesta quinta-feira (22) no Diário Oficial.

A pasta não informou a razão para a demissão. Segundo o OC apurou, a justificativa dada pelo ministério aos funcionários foi um pedido da Casa Civil para que pessoas ligadas ao governo anterior (Scara, como é conhecido, entrou no ministério no primeiro governo Dilma) fossem retiradas. No entanto, contrariando a praxe do governo do PMDB de distribuição de cargos, ninguém foi nomeado para o posto.

Scaramuzza vinha tendo escaramuças com o secretário-executivo do MMA, Marcelo Cruz. Os desentendimentos começaram em maio, quando o diretor criticou Cruz pelo lançamento de um edital de R$ 80 milhões para monitorar biomas, amplamente criticado pela comunidade científica por duplicar funções do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Questionado, o Ministério do Meio Ambiente afirmou em nota que a “prerrogativa de exonerar/nomear é do Ministro de Estado” e que “não houve divergência alguma entre o diretor exonerado e qualquer servidor”.

Planaveg, elaborado por Scaramuzza e sua equipe, é considerado um dos pilares da meta brasileira no Acordo de Paris, a NDC. Para cumprir seu compromisso de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 37% em 2025 em relação a 2005, o Brasil se comprometeu a restaurar e reflorestar 12 milhões de hectares. O objetivo do Planaveg, segundo sua ementa, é “ampliar e fortalecer políticas públicas, incentivos financeiros, mercados, tecnologias de recuperação e boas práticas agropecuárias para a recuperação da vegetação nativa, especialmente em áreas de preservação permanente e reserva legal, mas também em áreas degradadas com baixa produtividade agrícola”. A ideia é trabalhar sobre o passivo que precisa ser regularizado pelo Código Florestal, que chega a 24 milhões de hectares de florestas.

Para isso, o plano prevê ações em oito áreas: sensibilização de produtores rurais; sementes e mudas; fomento a mercados; arcabouço institucional; novos mecanismos financeiros para a restauração; extensão rural; monitoramento; e pesquisa e desenvolvimento.

Scaramuzza teve papel fundamental na concepção e “destravamento” da portaria interministerial, publicada no último dia 16 no Diário Oficial da União. A portaria foi anunciada com pompa e circunstância por Sarney Filho na quinta-feira passada, em Bonn, e foi considerada a única ação concreta anunciada pelo Brasil na COP23 para o cumprimento da NDC – a outra novidade do Brasil, o programa RenovaBio, ainda depende de aprovação no Congresso.

A ex-ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira considerou a exoneração do diretor “um retrocesso”. “Acho ruim o ministério perder um profissional como ele, principalmente porque é um especialista em biodiversidade fazendo a ponte estratégica com a agenda de clima.”

Questionado sobre a própria exoneração, o ex-diretor disse apenas que “batalhou o quanto foi possível”

 

logo Republicado do Observatório do Clima através de parceria de conteúdo.

 

Leia Também

Ministro anuncia plano de recuperação de florestas na COP 23

COP 23 testa resiliência do “espírito de Paris”

“Querem oficializar grilagem”, diz Izabella

 

  • Claudio Angelo

    Jornalista, coordenador de Comunicação do Observatório do Clima e autor de "A Espiral da Morte – como a humanidade alterou a ...

Leia também

Reportagens
9 de fevereiro de 2017

“Querem oficializar grilagem”, diz Izabella

Para ex-ministra, que criou áreas protegidas que o governo agora quer desfazer no Amazonas, medida expõe Brasil a “vexame internacional” em nome de interesses “que precisam ser explicitados”

Notícias
6 de novembro de 2017

COP 23 testa resiliência do “espírito de Paris”

Conferência do clima enfrenta retorno da polarização norte-sul, precipitado pela eleição de Trump, que contamina diálogo sobre ampliação de metas de corte de emissões e de financiamento

Notícias
16 de novembro de 2017

Ministro anuncia plano de recuperação de florestas na COP 23

Em discurso de despedida da conferência do clima, Sarney Filho disse que vai intensificar o uso de biocombustíveis e ampliar os leilões de fontes renováveis para geração elétrica

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 11

  1. Carlos Leitão diz:

    Independentemente de ter vindo de governo "A" ou "B" a matéria deixa claro que é um profissional competente.A Administração Pública brasileira, seus políticos em geral( de todos os partidos) e a população nunca vão levar o meio ambiente à sério . Daqui a algum tempo será tarde demais.


  2. Franklin diz:

    Ele era concursado de carreira ou só comissionado? Se era concursado, o MMA não perdeu ninguém, como disse a ex-ministra. Se era só comissionado…"a prerrogativa de exonerar/nomear é do Ministro de Estado”!


  3. Erick Road Estrada diz:

    O ódio é sem limites mesmo em qualquer área…O artigo traz a informação que a pessoa entrou no governo Dilma e continuou no governo Temer. Informa ainda que, no governo Temer, liderou um plano que foi utilizado pelo governo Temer (via Sarney Filho); mais que isto, apresenta que este plano foi apresentado na COP23 pelo Brasil, ou seja, deve ser um plano que tem lá a sua importância. Ou seja, segundo o texto, o cara trabalhou independente de "ser PT" ou "ser PMDB" (ou DEM, ou PSC, ou qualquer outra legenda que apoia o atual governo). Dai, na falta de uma crítica ao plano – até porque o mesmo foi utilizado pelo atual governo… – tentam desqualificar a notícia falando que ela tem viés partidário e é chororô de “mortadela”…Dai eu consigo realmente entender a notícia (que saiu há cerca de um mês atrás em alguns jornais) de que no Brasil, menos de 20% das pessoas que lêem conseguem interpretar um texto e fazer uma análise crítica do que lêem.


  4. Luis Coutinho diz:

    Mais um comentário estúpido de Truda! Que surpresa! Como ele nunca deve ter conhecido o Scaramuza, fica trazendo seu discurso esquerdopata míope sem considerar o retrocesso que é sua saída do MMA. Ao contrário do Scara, Truda nunca vai conseguir mostrar competência e trabalhar sem tomar partido.


    1. chega de amiguismo ! diz:

      Serviço público é impessoal. Nem Pelé era insubstituível, vide Amarildo Copa 62.


  5. José Truda diz:

    Confesso que estou lendo e relendo esse artigo pra tentar entender se o tom é apenas a esquerdice explícita do Observatório do Clima em tempos de não-PT, ou se o pessoal ficou ouriçado que tiraram um amiguinho de alguém. Eta materinha pouco relevante pro tema. Deveria estar no Brasil 247 ou outro blog partidário,


    1. Ebenezer diz:

      Correto. É mortadelismo explícito mesmo!


    2. Vinicius diz:

  6. Zezão diz:

    Kkkkk.. os autores parecem crianças birrentas.


  7. os estagiário pira! diz:

    "Scaramuzza vinha tendo escaramuças…" É sério que li esse trocadilho aqui ????


    1. Gisele diz:

      Tem que demitir mesmo o estagiário depois dessa kkkkk