Notícias

MP pede anulação de portaria que proíbe a pesca de oito espécies ameaçadas

MPF do Espírito Santo entende que a nova lista vermelha de peixes ameaçados foi elaborada a partir de dados insuficientes e que proibição prejudica a atividade pesqueira

Sabrina Rodrigues ·
13 de junho de 2017 · 7 anos atrás
O Ministério Público Federal do Espírito Santo pediu a anulação da portaria nº445/2014, na parte onde proíbe a pesca de oito espécies de peixes, entre eles, o Pargo (Pragus pagrus). Foto: Antonio Guerra/Flickr.
O Ministério Público Federal do Espírito Santo pediu a anulação da portaria nº445/2014, na parte onde proíbe a pesca de oito espécies de peixes, entre eles, o Pargo (Pragus pagrus). Foto: Antonio Guerra/Flickr.

 

A batalha judicial envolvendo a lista vermelha de espécies de peixes ameaçados está longe de terminar. Dessa vez, quem entrou na briga foi o Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF/ES), que pediu, em caráter de urgência, a suspensão da portaria nº 445/2014, do Ministério do Meio Ambiente, na parte onde proíbe a pesca de peixes das espécies garoupa verdadeira, garoupa, cherne-verdadeiro, badejo amarelo, peixe-batata, caranha, pargo e cação-noturno no litoral do Estado.

Segundo o MP capixaba, a lista foi elaborada a partir de dados insuficientes, de abrangência nacional, e argumenta que não é possível verificar como está a situação das espécies no Sudeste e, em particular, no Espírito Santo. Desde 2008 não há estatística pesqueira no país. Não se sabe o que é pescado, quanto e como.

“Se os próprios estudos admitem insuficiência de dados e a presença de características diferenciadas de ocorrência de cada espécie no litoral, como se elabora lista nacional que abrange, de forma indistinta, todas as regiões?”, questiona o pedido do procurador da República André Pimentel Filho.

A ação já corre na Justiça e foi proposta pela Colônia de Pescadores Z-2 e Colônia de Pescadores e Aquicultores Z-5 Maria Ortiz. Os procuradores, por sua vez, entendem que a portaria prejudica a atividade pesqueira do Estado, especialmente os pescadores artesanais. O Ministério Público também segue o argumento do setor pesqueiro — que entrou na Justiça contra a portaria 445 assim que ela foi editada –, por considerar que a norma não deveria ter sido editada unilateralmente pelo Ministério do Meio Ambiente, sem a colaboração do Ministério da Pesca.

“O poder público não pode, ainda que seja com a nobre intenção de proteger o meio ambiente, utilizar-se de instrumento normativo que simplesmente atropela atividades legítimas e tradicionalmente exercidas, ainda mais quando não estão evidentes e bem postas as razões técnicas que justificam a restrição e a adequação dessa restrição ao fim a que se destina”, justifica a petição do MPF.

O Ministério do Meio Ambiente foi procurado para responder sobre a petição do MP-ES, mas até o fechamento desta nota, não havia retornado.

Entenda o caso

A portaria 445 estabeleceu a proteção para 475 espécies de peixes ameaçados de extinção. Durante quase dois anos, a vigência da portaria foi derrubada e restabelecida pela Justiça inúmeras vezes. O último round ocorreu em dezembro de 2016, quando o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) restabeleceu a vigência.

No final de abril deste ano, o Ministério do Meio Ambiente publicou uma portaria adiando para 30 de abril de 2018, a proibição da pesca, captura, transporte, armazenamento e comercialização de 15 espécies de peixes e invertebrados aquáticos: Cardisoma guanhumi (guaiamum), Lutjanus purpureus (pargo), Sciades parkeri (gurijuba), Genidens barbus (bagre-branco); Scarus zelindae (peixe-papagaio-banana); Sparisoma axillare (peixe-papagaio-cinza); Sparisoma frondosum (peixe-papagaio-cinza);  Scarus trispinosus (budião-azul);  Leporacanthicus joselimai (acari, cascudo, onça);  Parancistrus nudiventris (acari, cascudo, bola azul); Scobinancistrus aureatus (acari-da-pedra);  Scobinancistrus pariolispos (acari-da-pedra); Teleocichla prionogenys (joaninha-da-pedra), Peckoltia compta (acari, cascudo, picota ouro), Peckoltia snethlageae (acari, cascudo).

*Com informações do Assessoria de Comunicação Social do Ministério Público Federal no Espírito Santo.

Leia Também

Governo parou de produzir estatística sobre pesca

Monica Brick Peres: “A portaria 445 não é o problema”

Agora é oficial: lista vermelha de peixes ameaçados volta a valer

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Notícias
26 de janeiro de 2017

Agora é oficial: lista vermelha de peixes ameaçados volta a valer

Decisão da 6ª turma do TRF-1 tomada em dezembro finalmente foi publicada no Diário Oficial. Julgamento do mérito da portaria ainda ocorrerá

Reportagens
2 de julho de 2015

Monica Brick Peres: “A portaria 445 não é o problema”

Diretora da ONG OCEANA afirma que o setor pesqueiro não se beneficiará se derrubar a nova medida que protege espécies de peixe ameaçadas.

Vídeos
18 de abril de 2017

Governo parou de produzir estatística sobre pesca

"Sem um mínimo de monitoramento, jamais teremos pesca sustentável no Brasil”, diz José Truda, no 1o post do seu videoblog sobre conservação marinha

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 2

  1. Alex diz:

    O excelentíssimo senhor procurador deveria saber que apesar dos limites políticos dos Estados e regiões, não existe fronteira no mar, então não tem como afirmar que uma espécie marinha está ameaçada em um local e não em outro, por conta de limites que foram feitos pelos homens.


  2. Astuto Ardil diz:

    Parabéns ao ilibado e sacro Poder Judiciário novamente. Este nosso país está entre a cruz, a espada e a besta. Onde está o princípio da precaução? A verdade ninguém fala publicamente: "melhor ter espécies extintas que a espécie humana extinguir-se" – máxima da qual discordo veementemente.