Notícias

MPF quer saber por que presidente do ICMBio irá em encontro de pecuaristas em reserva extrativista

Encontro com criadores de gado que atuam na Resex Verde Para Sempre foi divulgado nas redes sociais. Homero De Giorge Cerqueira confirmou presença

Daniele Bragança ·
17 de fevereiro de 2020 · 4 anos atrás
Homero George Cerqueira, presidente do ICMBio. Créditos: Agência Brasil / EBC.

O Ministério Público Federal pediu esclarecimentos ao presidente do ICMBio, Cel PM Homero De Giorge Cerqueira, sobre um encontro de criadores de gado da Reserva Extrativista Verde para Sempre, localizada em Porto de Moz, no norte do Pará. A pecuária não é atividade permitida neste tipo de Unidade de Conservação, com exceção de criação em pequena escala para subsistência.

O encontro de pecuaristas que atuam na Resex, o terceiro já realizado, está sendo divulgado nas redes sociais, com destaque para a presença do presidente do Instituto que cuida das unidades de conservação federais. O anúncio também destaca a presença do senador Zequinha Marinho (PSC/TO) e do deputado federal Júnior Ferrari (PSD/PA).

Qual o papel do comandante do ICMBio em um encontro de pecuaristas é o que os procuradores que atuam no Ministério Público de Altamira querem saber. O ofício, enviado nesta segunda-feira (17), deverá ser respondido em até 15 dias.

Para os 11 procuradores que assinam o documento, a “participação do Presidente do ICMBio em evento voltado para a criação de gado em uma Reserva Extrativista pode ser incompatível com o exercício de sua função pública, voltada à proteção das Unidades de Conservação”.

Presidente do ICMBio confirmou presença

Ofício do presidente do ICMBio. Data: 11/02/2020, às 10h12.

Convidado pelo prefeito de Porto de Moniz, Rosiberg Torres Campos (PTB), para participar do III Encontro de Criadores de Gado da Resex Verde para Sempre, o presidente do ICMBio respondeu, por ofício, que recebia “com apreço o convite e que confirma presença” no evento. A resposta ao prefeito foi enviada no dia 11 de fevereiro.

Na correspondência, a qual ((o))eco teve acesso, Homero De Giorge Cerqueira adianta que o ICMBio está trabalhando para criar um “Termo de Compromisso” para solucionar a incompatibilidade da criação de gado dentro da reserva e lamenta que, devido aos “trâmites administrativos e jurídicos”, não “será possível a assinatura em março”. “estamos trabalhando para que [O Termo de Compromisso] seja finalizado o mais breve possível”, finaliza o presidente.

A Resex Verde para Sempre nasceu em 2004, após disputa de madeireiros e grileiros com a comunidade local. É a maior Reserva Extrativista do país, alcançando 1,3 milhões de hectares e lar de 10 mil pessoas.

 

Leia Também 

Quem é a líder extrativista que está ajudando a mudar o Pará

Verde Para Sempre até quando?

Indígenas se mobilizam para travar extração ilegal de madeira no Parque Nacional do Monte Pascoal

 

 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Reportagens
12 de fevereiro de 2020

Indígenas se mobilizam para travar extração ilegal de madeira no Parque Nacional do Monte Pascoal

Índios decidem fechar o portão do parque, sobreposto à Terra Indígena Pataxó, localizada no sul da Bahia, e fazer vigia noturna para vetar a saída de madeira explorada ilegalmente

Colunas
9 de agosto de 2006

Verde Para Sempre até quando?

Um ano e meio depois de criada, a reserva extrativista Verde Para Sempre produz no Pará, segundo o Imazon, os mesmos índices de desmatamento que havia na região antes de 2004.

Reportagens
2 de janeiro de 2018

Quem é a líder extrativista que está ajudando a mudar o Pará

Margarida Ribeiro da Silva elaborou o 1º plano de manejo comunitário na maior Resex do país. Ela hoje defende o papel de comunidades tradicionais na conservação da Amazônia

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 6

  1. Valdir diz:

    Santa ignorância. Criadores de gado não quer dizer necessariamente Pecuaristas nem Fazendeiros. Os criadores de gado da RESEX Verde para Sempre são as familiais que lá moram e tradicionalmente sempre criaram gado lá, na maioria búfalos, desde antes da criação da reserva, e querem ter o direito de continuar criando seus pequenos plantéis, para terem seu leite, seu queijo sua carne e também complementar sua renda. Quem conhece a história, é que pode se manifestar. Não tem nada a ver com pecuaristas, no sentido literal da palavra.


    1. Joselito diz:

      Isso, quer dizer, o tio da mulher do presidente é miliciano, o presidente mora em um condomínio cheio de milicianos e os filhos do presidente contrataram em gabinete parentes de milicianos enquanto também condecoraram publicamente estes senhores.
      Mas não tem nada demais nisso não. Só coincidência e tem que saber melhor do que está acontecendo, obviamente…


      1. Carlos diz:

        Isso mesmo, Joselito. E o Bolsonaro atende, de sua casa no condomínio onde mora, a chamada pelo interfone do assassino da Marielle, e o recebe em sua casa. Então tá.


  2. Nelore diz:

    E qual a situação na Resex CHICO MENDES lá no Acre? Só nelore!!!!


  3. rbbolsona diz:

    `A mulher de César não basta ser honesta, tem que parecer honesta. Dizem bom quem andas….O poder lambuza…O melaço gruda….


  4. Paulo diz:

    Este é o problema da cegueira da ordem dada.