Notícias

MPF recomenda troca de superintendente do Ibama no Pará

Nomeado no dia 6, Edimax Gomes Gonçalves responde responde a um processo administrativo disciplinar por supostas irregularidades em  processos de planos de manejo florestal

Daniele Bragança ·
18 de abril de 2018 · 6 anos atrás
MPF entra na briga contra a nomeação do novo superintendente do Ibama no Pará. Foto: Vinícius Mendonça/Ibama.

O Ministério Público Federal encaminhou aos ministérios do Meio Ambiente e à Casa Civil da Presidência da República uma recomendação onde pede que o Executivo torne sem efeito a indicação do advogado Edimax Gomes Gonçalves para o posto de superintendente do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) no Pará.

Gonçalves foi nomeado há 12 dias pelo ministro de Meio Ambiente substituto, Edson Gonçalves Duarte. Ele é indicação do deputado Wladimir Costa (SD/PA), o Wlad, conhecido por ter tatuado, com henna, o nome do presidente Temer no ombro direito.

Advogado de formação, Edimax trabalhou como consultor na  Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Pará (Semas), onde responde onde responde a um processo administrativo disciplinar (PAD) por supostas irregularidades em quatro processos de planos de manejo florestal autorizados pela Secretaria. O processo está em fase final de apuração.

O MPF considera a acusação grave e apontou o possível conflito de interesse, já que o advogado é acusado de defender advogou em processos a favor de infratores ambientais e contra o Ibama.

A recomendação foi encaminhada ontem (17) à procuradora-geral da República, Raquel Dodge, com solicitação de que o documento seja enviado ao ministro substituto do Meio Ambiente, Edson Gonçalves Duarte, e ao ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha.

“O combate ao conflito de interesses na administração pública deve ser realizado prévia, concomitante e posteriormente ao exercício do cargo ou emprego público, nos termos do artigo 4º, caput, da Lei nº 12.813/13”, alertam os procuradores da República, Ricardo Augusto Negrini, Ubiratan Cazetta e Felipe de Moura Palha, que assinam o documento.

A recomendação foi encaminhada ontem (17) à procuradora-geral da República, Raquel Dodge, com solicitação de que o documento seja enviado ao ministro substituto do Meio Ambiente, Edson Gonçalves Duarte, e ao ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, que terão dez dias para apresentar resposta ao MPF, contados da data em que receberem oficialmente a recomendação.

O MPF lembra na recomendação que a legislação obriga o ocupante de cargo ou emprego no poder executivo federal a agir de modo a prevenir ou a impedir possível conflito de interesses e a resguardar informação privilegiada, sendo que a obrigação de evitar situações de conflito de interesses decorre dos princípios da Constituição Federal e, portanto, vincula todos os órgãos e entidades da administração.

Se a recomendação não for atendida, os procuradores lembram que poderão tomar outras medidas que considerar cabíveis, inclusive medidas judiciais com o objetivo de corrigir as ilegalidades constatadas.

A superintendência do Ibama no Pará é responsável por mais de 30% das autuações de todo país.

Íntegra da recomendação

 

Leia Também

Nomeação de superintendente do Ibama do Pará provoca protestos de servidores

Novo superintendente do Ibama da Paraíba pagou multa por crime ambiental

Ibama multa o próprio superintendente por obstruir fiscalização

 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Notícias
10 de novembro de 2017

Ibama multa o próprio superintendente por obstruir fiscalização

Superintendente de Sergipe cancelou a concessão de diárias e passagens e proibiu o uso de viaturas em uma operação já agendada com a Polícia Rodoviária Federal

Notícias
8 de agosto de 2017

Novo superintendente do Ibama da Paraíba pagou multa por crime ambiental

Nomeado há uma semana, Bartolomeu Amaral é acusado de construir barragem sem o devido licenciamento ambiental. Foi multado em 5 mil reais

Notícias
12 de abril de 2018

Nomeação de superintendente do Ibama do Pará provoca protestos de servidores

Eles afirmam que indicação de Edimax Gomes Gonçalves esbarra em conflito de interesse, já que o nomeado advogava em processos contra o Ibama

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 2

  1. Everardo diz:

    o MPF que passou muitos anos dormindo, agora acordou…


  2. Operador do Direito diz:

    Com a palavra, a OAB…