Reportagens

Frigoríficos da Amazônia abateram 134 mil cabeças de gado ilegal em 2023 e 2024

Dado é de auditoria do MPF e inclui animais criados em fazendas com desmatamento, trabalho escravo ou com indícios de lavagem de gado

Naira Hofmeister ·
20 de agosto de 2026

Cerca de 134 mil bois criados em fazendas desmatadas ilegalmente na Amazônia, com trabalho escravo ou indícios de lavagem de gado viraram bifes no prato de brasileiros e estrangeiros que importam carne nacional. É o que apontam dados divulgados pelo Ministério Público Federal (MPF) na manhã desta quinta-feira (20).

A instituição auditou as compras feitas por dezenas de frigoríficos em seis estados da Amazônia Legal (Acre, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Tocantins) nos anos de 2023 e 2024 e encontrou irregularidades em todos os estados. Ao todo, o MPF identificou 134.630 animais abatidos ou exportados com irregularidades socioambientais na fazenda fornecedora.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Na média, apenas o Tocantins ficou dentro do índice considerado aceitável pelo MPF, de até 4% de problemas identificados na amostra. Os demais cinco estados, incluindo os maiores rebanhos do país, Mato Grosso e Pará, ultrapassaram a margem de tolerância estabelecida pela instituição. Considerando os frigoríficos, 32 unidades se mantiveram dentro do limite de até 4% de inconformidades, o que é considerado pelo MPF um ponto positivo.

“As ilegalidades representam uma fração ínfima da cadeia do gado”, pondera Frederico Siqueira, Procurador da República de Mato Grosso. “Nosso esforço é para jogar luzes não no que está errado, mas no que é feito dentro da lei”, completa.

“O desmatamento ilegal, a maior chaga a ser combatida, atinge no máximo 2% das propriedades rurais em relação ao desmatamento ilegal”, corrobora Daniel Azeredo, do MPF do Distrito Federal.

Apresentação dos dados do 3º ciclo do TAC da Carne. Imagem: Print/YouTube

Este é o terceiro ciclo unificado de auditorias conduzidas pelo MPF sobre as compras de frigoríficos da Amazônia. O procedimento é parte do TAC da Carne, um acordo firmado entre MPF e frigoríficos que atuam no bioma para combater a criação de gado em fazendas desmatadas ilegalmente ou que tenham utilizado mão de obra em condições análogas à escravidão.

O MPF destacou que este foi o ciclo de auditorias “mais precisas da série histórica”. Um dos desafios das auditorias unificadas é justamente lidar com dados de origens diferentes – cada estado possui um sistema diferente de controle de rebanho e de regularidade ambiental. Por isso, neste ciclo, a Universidade Federal de Minas Gerais foi chamada a apoiar o levantamento de dados inicial, atuando para homogeneizar as informações prestadas por cada ente federativo.

“A qualidade do dado fornecido por cada estado influencia na qualidade do resultado”, explica Débora Assis, pesquisadora da universidade. “Com dados mais completos, temos melhor qualidade nas análises”, complementa.

  • Naira Hofmeister

    Naira Hofmeister atua como jornalista freelancer desde 2006, sempre baseada em Porto Alegre. Ao longo de sua trajetória profi...

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Reportagens
14 de maio de 2025

Ao menos 6 milhões de cabeças de gado no Pará estão irregulares entre indiretos

Números são do 2º ciclo unificado de auditorias do MPF. Transparência aumentou entre frigoríficos instalados na Amazônia, mas ainda existem gargalos

Reportagens
23 de agosto de 2024

MPF começa a multar frigoríficos que descumprem normas do TAC da Carne

Punição era requerida pelo setor e por organizações há vários anos. Acordo por pecuária livre de desmatamento completa 15 anos no Pará

Reportagens
26 de outubro de 2023

TAC da Carne: Governos estaduais são entrave na análise da regularidade da cadeia

Dos cinco estados da Amazônia Legal auditados pelo Ministério Público, dois não liberaram dados de trânsito animal e cadastro ambiental no 1º ciclo unificado

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.