Notícias

Não caia no erro: nova meta climática não representa aumento de ambição

Novas porcentagens de corte foram anunciadas nesta quarta-feira (20) em Nova York. Organizações esperavam mais

Cristiane Prizibisczki ·
20 de setembro de 2023
Acordo de Paris
Notícias sobre os acordos climáticos de Paris.

O governo Lula anunciou, nesta quarta-feira (20), as novas porcentagens de corte de emissões de gases estufa, em seu cálculo de correção das metas climáticas assumidas pelo país junto à Organização das Nações Unidas, alteradas na gestão Bolsonaro. Os novos valores foram informados pela ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, em discurso na Cúpula da Ambição Climática, realizada em Nova York. 

Como o governo federal já havia afirmado, as metas nacionais – chamadas de NDCs – voltaram a considerar o teto de emissões adotado pelo Brasil em 2015, quando foram apresentados pela primeira vez no âmbito do Acordo de Paris.

Na época, para atingir esse teto, o corte anunciado foi de 37% até 2025 e 43% até 2030, em relação aos dados de 2005. Com o anúncio feito hoje pela ministra Marina Silva, a porcentagem de corte muda para 48% em 2025 e para 53% em 2030. Mas atenção: elas não significam aumento de ambição. 

Entenda o cálculo

Quando a primeira meta foi estipulada, em 2015, existia um cálculo para determinar o total de emissões do país em 2005 – o ano base para o cálculo -, o chamado Inventário Nacional de Emissões. 

Com o passar dos anos, as tecnologias e metodologias para fazer esse inventário foram aprimoradas e descobriu-se que, naquele ano base, o Brasil emitiu muito mais do que o calculado anteriormente. 

Portanto, para chegar em 2025 e 2030 emitindo o teto estipulado, a porcentagem apresentada agora também teve que aumentar.

As NDCs brasileiras foram revisadas duas vezes durante o governo Bolsonaro. Na última delas, em abril de 2022, o governo de então utilizou uma manobra contábil que permitiu aumentar a porcentagem de corte aumentando as emissões, ao invés de diminuí-las. 

Isto é, anunciou uma porcentagem maior de corte, mas sobre um inventário defasado, o que resultou em emissões maiores. A ação foi chamada por organizações da sociedade civil de “pedalada climática”.

Para evitar esse tipo de manobra aconteça no futuro – e evitar confusões neste assunto tão complexo – organizações sugerem que, nos próximos dias, quando oficializar a correção junto à ONU, o governo brasileiro apresente o total que pretende emitir – 1,3 bilhão de CO2eq em 2025 e 1,2 bilhão de CO2eq em 2030 – e não a porcentagem de corte.

“Esperamos que a submissão contenha a referência a um teto absoluto de emissões, de forma a evitar confusões futuras com mudanças em base de cálculo. Este era um avanço na resolução do governo que determinou a correção da NDC e precisa ser mantido”, diz Stela Herschmann, especialista em Política Climática do Observatório do Clima.

Bom, mas nem tanto

A correção da pedalada climática foi comemorada, mas organizações esperavam mais. Confira algumas repercussões:

“Corrigir a NDC brasileira para o que foi estabelecido em 2015 é um passo no caminho certo, uma vez que recoloca o país no caminho para se tornar carbono zero em 2050 – premissa do Acordo de Paris. Porém, atualmente, oito anos após o Acordo de Paris e com a mudança do clima se mostrando pior e mais severa do que o que fora projetado em 2015, é preciso que o Brasil se comprometa com mais ambição na meta de frear o aquecimento global, e se torne carbono zero antes da metade do século. E isso é possível”, disse o Greenpeace

“É muito pouco do ponto de vista da emergência climática e fica muito aquém do que o Brasil poderia entregar em cortes de emissões em 2030. Porém, dada a tragédia dos últimos quatro anos e do tempo de ação climática que o país perdeu ao eleger um governo negacionista em 2018, essa volta ao passado é um passo adiante, especialmente considerando a vergonhosa falta de ambição de outros grandes poluidores”, anunciou o Observatório do Clima

“O anúncio representa um passo fundamental para que o Brasil volte ao rumo do Acordo de Paris e contribua para chegarmos à neutralidade das emissões em 2050. No entanto, com o agravamento das mudanças climáticas e o triste número cada vez maior de desastres e vítimas, é preciso que o Brasil e outras nações aumentem ainda mais suas ambições e apresentem metas para um futuro carbono zero o quanto antes”, disse a  The Nature Conservancy (TNC) Brasil.

  • Cristiane Prizibisczki

    Cristiane Prizibisczki é Alumni do Wolfson College – Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde participou do Press Fellow...

Leia também

Notícias
19 de setembro de 2023

Discurso de Lula na ONU agrada, mas Brasil quer e pode entregar mais

Dos cerca de 15 minutos de fala, quatro foram dedicados ao meio ambiente. Lula acrescentou crise climática ao discurso tradicional contra desigualdade e reforma global

50209434097_d90e167a2f_o (2)
Notícias
23 de março de 2023

Puxadas pelo desmatamento, emissões brasileiras crescem duas vezes mais do que média global

Brasil falha no cumprimento da Política de Mudanças do Clima, mostra relatório. Emissões aumentaram 40% desde que país se comprometeu a reduzi-las

Notícias
26 de agosto de 2021

Países precisam assumir metas negativas de emissões para evitar colapso climático, alertam cientistas

Somente zerar emissões até 2050 será “tarde demais”, diz relatório divulgado nesta quarta-feira. Retirada de gases da atmosfera precisa entrar na conta

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.