Notícias

ONG vai reflorestar área que conecta habitats do mico-leão-dourado, no interior do RJ

Associação Mico-Leão-Dourado compra fazenda que conecta grandes fragmentos de Mata Atlântica em Silva Jardim (RJ); corredor deve ficar pronto para os animais em até 7 anos

Gabriel Tussini ·
22 de fevereiro de 2024

A conservação dos micos-leões-dourados ganhou uma boa notícia neste mês. A Associação Mico-Leão-Dourado (AMLD), ONG dedicada a proteger esta espécie ameaçada de extinção e exclusiva da Mata Atlântica do Rio de Janeiro, anunciou a compra da Fazenda Santo Antônio, em Silva Jardim, no interior do estado. A propriedade rural, de 103 hectares, está localizada exatamente entre dois grandes fragmentos do bioma, que juntos somam mais de 20 mil hectares por onde a espécie circula. A área será reflorestada e servirá de conexão entre os blocos.

Oficializada no último dia 8, a aquisição foi financiada com recursos doados pelas organizações Rainforest Trust e DOB Ecology, parceiras da AMLD. A fazenda fica no Vale dos Patis, área de várzea do rio São João, região de forte uso agrícola, com plantações que impedem a conexão entre os fragmentos de floresta. O plano da associação agora é reflorestar 44 hectares (o equivalente a 44 campos de futebol) com espécies nativas, ligando os dois fragmentos de floresta. A ONG estima que, uma vez feito o plantio, a floresta deva levar de 4 a 7 anos para ficar adequada à passagem dos micos.

Imagem de satélite da região da Fazenda Santo Antônio, em Silva Jardim, entre os dois blocos de floresta. Créditos: Google Earth

“A aquisição da Fazenda Santo Antônio é fundamental para o programa de conservação do mico-leão-dourado”, frisou Luís Paulo Ferraz, secretário-executivo da Associação Mico-Leão Dourado. “Ela vai permitir a consolidação de um corredor florestal, depois que a Mata Atlântica for restaurada nesta propriedade, para conectar os dois maiores fragmentos florestais de Mata Atlântica de baixada – única área no mundo em que vive o mico-leão-dourado”, destacou.

O plano da AMLD, agora, é dividido em duas partes: dos 44 hectares a serem recuperados, 20 serão através de plantio direto, com mais de 33 mil mudas no total. “São 1.667 mudas por hectare e devemos usar de 40 a 50 espécies nessa área”, explica Ferraz, que também é engenheiro florestal. Além disso, mais 24 hectares passarão por regeneração natural supervisionada pelos profissionais da ONG, com a própria natureza se encarregando da recuperação por meio da dispersão de sementes feita por animais. “O monitoramento vai nos dizer se precisamos intervir com um enriquecimento daquela área ou não”, explica o secretário-executivo da ONG. O restante da propriedade já está coberta pela vegetação.

Ele explica que o primeiro trabalho a ser feito na área é uma preparação do solo, que terá sua acidez avaliada e, se necessário, corrigida. Depois disso, será feito o roçado e o controle de espécies invasoras que possam atrapalhar o crescimento das mudas, como gramíneas. É depois desse trabalho minucioso que serão demarcados os espaços para o plantio das mudas. Para garantir o sucesso da empreitada, a área contará com a manutenção da ONG durante 2 a 3 anos, com adubação para acelerar o crescimento e recobrimento da área. “A grande competição é com o capim”, explica Ferraz.

Região da fazenda comprada pela Associação Mico-Leão-Dourado. Foto: Luiz Thiago/AMLD

Toda a área da fazenda será monitorada para avaliar tanto o ritmo da recuperação florestal quanto o uso do corredor pela fauna – e não apenas pelo mico-leão-dourado. O monitoramento é o que vai embasar a tomada de decisões, inclusive para eventual enriquecimento também da área destinada à regeneração natural. Essa área, diferente das destinadas ao plantio de mudas, conta com vegetação já em estado inicial de recuperação, com presença de arbustos.

Além disso, para garantir a proteção permanente da floresta a ser restaurada, a ONG pretende transformar a propriedade em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), unidade de conservação de caráter privado que ficará sob sua gestão. De acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, uma vez que uma área é convertida em RPPN, seu status é perpétuo, não podendo mais voltar aos seus antigos usos.

Segundo censo realizado no ano passado pela Associação Mico-Leão-Dourado, a espécie conta atualmente com 4.800 indivíduos na área da Bacia do Rio São João – nos anos 1970, a população era de apenas 200 indivíduos, segundo a ONG. A espécie é encontrada, além de em Silva Jardim, nos municípios de Casimiro de Abreu, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Araruama, Rio das Ostras, Cabo Frio e Macaé, todos na mesma região. Com o novo corredor, a AMLD ficará mais próxima de alcançar sua meta de ter 25 mil hectares de florestas protegidas e conectadas nesta bacia, único habitat do mico-leão-dourado.

  • Gabriel Tussini

    Estudante de jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), redator em ((o))eco e interessado em meio ambiente, política e no que não está nos holofotes ao redor do mundo.

Leia também

Reportagens
2 de agosto de 2023

População de micos-leões-dourados cresceu 30% na última década

Os hoje estimados 4.800 animais driblaram até impactos da febre amarela, mas sofrem com desmate e comércio ilegal

Notícias
12 de maio de 2022

Uma chance de ver o mico-leão-dourado na natureza

Parque Ecológico Mico-Leão-Dourado será inaugurado neste sábado (14) em Silva Jardim (RJ). Quase extinto na década de 1970, espécie sobreviveu após intenso trabalho de conservação

Notícias
10 de agosto de 2020

Mico-leão-dourado ganha viaduto vegetado para conectar populações

Estrutura é o 1º viaduto vegetado em rodovia federal do Brasil e irá ajudar a conectar os remanescentes de Mata Atlântica e seus habitantes

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 3

  1. Rafael Van der Milhomens jales diz:

    Que linda notícia. Li recentemente sobre o feito de Douglas Tompkins, na patagônia. É animador e inspirador vê algo semelhante se do feito aqui tbm.
    Obrigado pela matéria.


  2. Pethrus Carro Pipa RJ diz:

    Muito bacana a iniciativa.


  3. Daniel diz:

    Tem tanta, mas tanta, mas tanta área de mata atlântica fechada entre Angra dos Reis à Bananal que eu me pergunto o porquê de existir força de vontade alguma de repovoar esses animais nesta área e deixarem somente em área de fragmento de mata atlântica.