Fundado em 2004, o site ((o))eco abre chamada para uma bolsa-reportagem que selecionará um(a) candidato(a) no valor de R$ 6.000,00 (seis mil reais). A iniciativa contempla um dos objetivos da Associação O Eco de formar jornalistas ambientais e treinar profissionais de jornalismo e áreas afins para a comunicação ambiental.
A bolsa é destinada a comunicadores recém-graduados (a partir de 2020) ou graduandos que residam e/ou estudem nos estados que compõem a Amazônia Legal.
Esta oportunidade é oferecida como parte do projeto Transparência do mercado e aplicação da lei para a conservação da floresta amazônica, liderado pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e com participação de ((o))eco. A bolsa também tem o apoio financeiro da Fundação Amazônia Sustentável (FAS).
A bolsa-reportagem visa ampliar a cobertura de temas sub-reportados na imprensa tradicional e que dialogam com a missão do ((o))eco e sua linha editorial, que se dedica a documentar os desafios, retrocessos e avanços dos temas relacionados à conservação da natureza, biodiversidade e política ambiental no Brasil. Apoiamos também a construção de uma rede de jornalistas da Amazônia Legal especializada em temáticas socioambientais.
A bolsa-reportagem tem como tema central pautas sobre conservação do Meio Ambiente, especificamente no bioma Amazônico. Estamos particularmente interessados em ideias de reportagens que enfoquem: 1) biodiversidade; 2) áreas protegidas; 3) cadeias sustentáveis de produção; 4) novas descobertas científicas; ou outros temas correlatos não citados.
As inscrições estão abertas entre os dias 6 e 20 de fevereiro de 2023. Para se inscrever é necessário ler atentamente o edital e preencher o formulário abaixo:
Maiores informações e dúvidas poderão ser encaminhadas para o email [email protected]
Leia também
O que é a Amazônia Legal
Com uma área que ocupa 59% do território brasileiro, ela foi criada para desenvolver a região amazônica. →
MP lança livro sobre efeitos do mercado de crédito de carbono em comunidades
Promotores do Pará reuniram relatos de impacto do mercado do clima sobre comunidades indígenas e quilombolas; Publicação está disponível para download →
Um marco no jornalismo ambiental brasileiro
Dar voz a bichos e plantas, através daqueles que se interessam em protegê-los, é um dos valores éticos do site O Eco, criado por Marcos Sá Corrêa em parceria com Kiko Brito e Sérgio Abranches →