Fundado em 2004, o site ((o))eco abre chamada para uma bolsa-reportagem que selecionará um(a) candidato(a) no valor de R$ 6.000,00 (seis mil reais). A iniciativa contempla um dos objetivos da Associação O Eco de formar jornalistas ambientais e treinar profissionais de jornalismo e áreas afins para a comunicação ambiental.
A bolsa é destinada a comunicadores recém-graduados (a partir de 2020) ou graduandos que residam e/ou estudem nos estados que compõem a Amazônia Legal.
Esta oportunidade é oferecida como parte do projeto Transparência do mercado e aplicação da lei para a conservação da floresta amazônica, liderado pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e com participação de ((o))eco. A bolsa também tem o apoio financeiro da Fundação Amazônia Sustentável (FAS).
A bolsa-reportagem visa ampliar a cobertura de temas sub-reportados na imprensa tradicional e que dialogam com a missão do ((o))eco e sua linha editorial, que se dedica a documentar os desafios, retrocessos e avanços dos temas relacionados à conservação da natureza, biodiversidade e política ambiental no Brasil. Apoiamos também a construção de uma rede de jornalistas da Amazônia Legal especializada em temáticas socioambientais.
A bolsa-reportagem tem como tema central pautas sobre conservação do Meio Ambiente, especificamente no bioma Amazônico. Estamos particularmente interessados em ideias de reportagens que enfoquem: 1) biodiversidade; 2) áreas protegidas; 3) cadeias sustentáveis de produção; 4) novas descobertas científicas; ou outros temas correlatos não citados.
As inscrições estão abertas entre os dias 6 e 20 de fevereiro de 2023. Para se inscrever é necessário ler atentamente o edital e preencher o formulário abaixo:
Maiores informações e dúvidas poderão ser encaminhadas para o email [email protected]
Leia também

O que é a Amazônia Legal
Com uma área que ocupa 59% do território brasileiro, ela foi criada para desenvolver a região amazônica. →

Estatuto do Pantanal ainda será amplamente discutido, afirma relator
Relator do projeto na Comissão de Meio Ambiente diz que matéria ainda será discutida em audiências públicas. Comunidades que não se sentirem contempladas podem procurar MPF →

Água e vampirismo ambiental
A água é a força vital. Essencial à vida e ao clima planetário, garante em essência a vida das espécies vivas e o equilíbrio ecossistêmico →