Notícias

Projeto que dificulta criação de áreas protegidas em MT avança no legislativo do estado

De autoria do Executivo estadual, proposta não foi votada nesta quarta-feira (11) devido a pedido de vistas. Cerca de 80% dos deputados estaduais são governistas

Cristiane Prizibisczki ·
12 de janeiro de 2023 · 1 anos atrás

Com a proximidade do encerramento da atual legislatura, deputados de Mato Grosso se apressam em aprovar uma das mais polêmicas propostas que tramitam na Assembleia Legislativa matogrossense: a PEC 12/2022, que limita a criação de novas áreas protegidas no estado. A proposta entrou na agenda de votações desta quarta-feira (11) e só não foi apreciada devido a um pedido de vista do deputado Lúdio Cabral (PT). A atual legislatura termina no dia 31 de janeiro.

A Proposta de Emenda Constitucional 12/22 tem tramitado de forma expressa na ALEMT. De autoria do governador Mauro Mendes (União Brasil), foi apresentada no dia 7 de dezembro de 2022. Na época, entidades ambientalistas já alertaram para irregularidades no texto.

Ao solicitar o pedido de vista, Lúdio Cabral sugeriu aos parlamentares que a PEC pudesse ser discutida com profundidade. O pedido de vista – de cinco dias – também foi concedido aos deputados da bancada governista, Max Russi (PSB), Valmir Moretto (Republicanos) e Dr. Eugênio (PSB).

“Várias entidades e estudiosos já nos encaminharam conteúdo relatando a sua inconstitucionalidade”, disse Lúdio na sessão extraordinária convocada para esta quarta-feira, em referência a alerta emitido pelo Fórum Mato-Grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Formad-MT) e Observatório Socioambiental de Mato Grosso (Observa-MT).

De acordo com  tais organizações, a proposta é inconstitucional porque fere o artigo 225 da Constituição Federal, que estabelece o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado para as presentes e futuras gerações.

“Antes de passar pela ALMT, um projeto dessa natureza precisa ser discutido no Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) e também ser tema de uma audiência pública para que a sociedade seja contemplada nessa discussão”, disse o secretário executivo do Formad, Herman Oliveira.

Passado o período de pedido de vista, a PEC poderá ser votada. Emendas podem ser apresentadas antes e durante a primeira votação, mas mudanças eu seu texto vão demandar jogo político e de forças: a proposta já recebeu parecer favorável na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da ALEMT e os deputados governistas representam cerca de 80% do total de parlamentares.

Segundo o regimento do Legislativo matogrossense, entre a 1ª e 2ª votação é preciso que haja um intervalo mínimo de 15 dias. A proposta também deveria passar por análise de uma comissão especial, mas os integrantes desta comissão ainda nem foram nomeados.

Ainda não há previsão de convocação de nova sessão, mas, caso as regras internas sejam cumpridas, a votação só acontecerá na próxima legislatura.

  • Cristiane Prizibisczki

    Cristiane Prizibisczki é Alumni do Wolfson College – Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde participou do Press Fellow...

Leia também

Notícias
7 de dezembro de 2022

Governo de Mato Grosso propõe norma que limita criação de áreas protegidas no estado

PEC fere Constituição Federal, diz Rede Pró-Unidades de Conservação. Proposta ainda precisa passar pelo crivo de deputados estaduais

Reportagens
23 de junho de 2022

No meio do caminho tinha uma Unidade de Conservação

Levantamento inédito feito pelo CCCA, em parceria com ((o))eco, mostra ocupação de UCs em Rondônia como método para forçar redução ou reclassificação de áreas

Reportagens
14 de novembro de 2022

O Código Florestal será a base de diálogo com Lula, diz governador de Mato Grosso

Eleito tanto em 2018 quanto em 2022 com base na agenda bolsonarista, Mauro Mendes afirma que estados da Amazônia Legal podem ajudar o governo federal no combate aos crimes ambientais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.