Notícias

Servidores tentam suspender na Justiça nomeações de PMs para o ICMBio

Citando decreto de Bolsonaro, associação de servidores entrou com o mandado de segurança no STJ contra a nomeação de membros da polícia militar para cargos de chefia no ICMBio

Carolina Lisboa ·
5 de maio de 2019 · 5 anos atrás
Segundo servidores, critérios para nomeações estabelecidos pelo governo Bolsonaro não estão sendo cumpridos pelo ministro do Meio Ambiente. Foto: Gilberto Soares/MMA.

Representantes de servidores da área ambiental entraram com um mandado de segurança na sexta-feira (03) no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para suspender as nomeações de policiais militares para o comando e diretorias do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão responsável pela gestão de 334 Unidades de Conservação Federais e 14 Centros de Pesquisas.

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, indicou o coronel Homero Cerqueira para presidir o instituto no dia 17 de abril. Cel PM Lorencini, Ten Cel PM Simanovic, Major PM Marcos Aurélio e Major PM Marcos José foram indicados uma semana depois para ocupar as 4 diretorias da autarquia.

Apenas as nomeações do Coronel Homero de Giorge Cerqueira, do Major Marcos Aurélio Venâncio e do Tenente-Coronel Marcos de Castro Simanovic, respectivamente, para os cargos de presidente do ICMBio; diretor de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade (Dibio/ICMBio) e diretor de Criação e Manejo de Unidades de Conservação (Diman/ICMBio), já foram publicados no Diário Oficial da União (DOU). E são exatamente essas nomeações que estão sendo contestadas pelo mandado de segurança n° 25.173 no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O pedido de medida liminar cita como justificativa o Decreto n° 9.727, de 15 de março de 2019, editado pelo próprio presidente da República, Jair Bolsonaro, que dispõe sobre “os critérios, o perfil profissional e os procedimentos gerais a serem observados para a ocupação dos cargos em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores – DAS e das Funções Comissionadas do Poder Executivo – FCPE”.

Os indicados para comandar o ICMBio. Foto: Reprodução/Instagram_Ricardo Salles.

No documento, a Associação dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Asibama-DF), que impetrou o mandado de segurança, explica que “os militares nomeados não possuem qualquer especialização e/ou experiência que justifique a ocupação dos cargos mais elevados dentro da estrutura organizacional do ICMBio”, e afirma que “a convocação de servidores descapacitados para o desempenho de atribuições estratégicas pode comprometer o atendimento das funções finalísticas do órgão”.

O pedido tem como justificativa o art. 2º do Decreto n° 9.727/2019, que cita como um dos critérios gerais para ocupação de cargos de diretoria ou presidência de autarquias “perfil profissional ou formação acadêmica compatível com o cargo ou a função para o qual tenha sido indicado”. Anexos à solicitação vêm os currículos lattes dos nomeados que, segundo o documento, não possuem as qualificações especificadas no art. 5º do decreto e, por isso, a Asibama pede que seja concedida medida liminar para suspender ou revogar temporariamente os atos de nomeação.

O novo presidente do ICMBio, por exemplo, possui doutorado em Educação (PUC-SP) e dois mestrados em Educação (PUC-SP/Centro Universitário Capital) e um mestrado profissional em Ciências Policiais de Segurança, mas não na área ambiental. O decreto de Bolsonaro exige título de mestre ou doutor em área correlata às áreas de atuação do órgão ou da entidade ou em áreas relacionadas às atribuições do cargo ou da função.

A experiência na área ambiental de Cerqueira se limita ao comando do policiamento ambiental do Estado de São Paulo desde julho do ano passado. Logo, também não atende à outra exigência do decreto, que diz que o profissional deve ter, no mínimo, cinco anos de experiência profissional “em atividades correlatas às áreas de atuação do órgão ou da entidade ou em áreas relacionadas às atribuições e às competências do cargo ou da função”.

 

Leia Também 

Após três diretores se demitirem, Salles anuncia 4 militares na diretoria do ICMBio

Salles indica comandante da PM Ambiental paulista para presidir o ICMBio

Brigadeiro comandará a Secretaria de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente

 

  • Carolina Lisboa

    Jornalista, bióloga e doutora em Ecologia pela UFRN. Repórter com interesse na cobertura e divulgação científica sobre meio ambiente.

Leia também

Notícias
23 de abril de 2019

Brigadeiro comandará a Secretaria de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente

Eduardo Camerini ocupará cargo que está vago desde a troca de governo. Ministro Ricardo Salles anunciou indicação em sua conta no Twitter

Notícias
17 de abril de 2019

Salles indica comandante da PM Ambiental paulista para presidir o ICMBio

Coronel Homero Cerqueira substituirá Adalberto Eberhard, que pediu demissão na segunda. Cerqueira comanda o batalhão da PM ambiental há um ano

Reportagens
24 de abril de 2019

Após três diretores se demitirem, Salles anuncia 4 militares na diretoria do ICMBio

Os diretores da Disat, Dibio e Diman entregaram o cargo na manhã desta quarta-feira. No começo da tarde, o ministro do Meio Ambiente anunciou as substituições

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Conti diz:

    Coisa de doido! O governo tenta burlar a norma que ele mesmo criou. Boa norma aliás em minha opinião. Certos os servidores ao exigirem o cumprimento.