Reportagens

Final feliz, ou quase

O projeto de Florestas Públicas passou na Comissão Especial da Câmara. Todas as partes interessadas, desde governo até grileiros, saíram com o seu quinhão.

Carolina Mourão · Isabel Heringer ·
2 de junho de 2005 · 19 anos atrás

Se fosse uma briga de cabo de guerra, a corda tinha partido ao meio. Mas depois de muita negociação, no último dia, todas as partes interessadas ficaram satisfeitas. Na hora da verdade, o substitutivo passou por unanimidade. Até em números de emenda, praticamente houve empate: 44% – um total de 133 emendas – das 305 protocoladas foram aprovadas, com alguns destaques a serem debatidos no dia da votação em plenário.

A longa sessão, que começou no início da tarde e só terminou quase às 22h, se deveu ao PSDB e principalmente aos ruralistas da Amazônia, que tentaram até o último minuto adiar a votação, quando não propunham sérias modificações – já impossíveis a esta altura do debate – sobre o texto do Projeto de Lei de Gestão de Florestas Públicas. No meio da tarde, a situação ficou tensa para o governo. O deputado Anivaldo Vale (PSDB-PA), o mais empenhado da bancada, articulou como ninguém modificações de última hora, mas por pouco não saiu de mãos abanando.

O PSDB chegou a ameaçar não votar a favor na terça-feira, do plenário da Casa e até no Senado, caso a redação do artigo 72, que tratava de áreas públicas desmatadas e convertidas para uso alternativo do solo, não fosse mudado. Mas as pressões não sensibilizaram o relator, que manteve a postura de lutar pelo texto. “Nós já avançamos bastante com relação ao artigo 55”, disse o relator Beto Albuquerque, referindo-se à negociação em torno do artigo que trata da competência do Serviço Florestal Brasileiro, autarquia que será criada para avaliar as concessões de manejo caso o projeto seja aprovado em plenário. “Por isso não posso ceder mais”. Para dobrar o PSDB, foi retirado o termo que trata da assinatura de compromisso de confidencialidade para pessoa física ou jurídica, do artigo 43. Esse seria um dos destaques a ser levantados em plenário. Ao final, o partido prometeu votar a favor até no Senado.

Já os ruralistas prometiam votar contra o projeto, tentando fazer o milagre de conciliar no mesmo documento sustentabilidade e conflitos agrários. “A gente tem bancada para isso”, disse Agamenon Menezes, representante do setor agropecuário e velho ninho de grileiros que esteve lá, perturbando, desde o início dos debates, para modificar o projeto a favor da grilagem na Amazônia. A discussão sobre a participação da comunidade local, no artigo 2ª inciso III, foi um dos pontos polêmicos do dia.

Para o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), “os grileiros que estão destruindo a Amazônia não podem ser incorporados na categoria de comunidade local”. O termo, amplo, não especifica quem é a comunidade local. Era o que os ruralistas queriam, e saíram felizes. Agamenon aproveitou o ensejo para comemorar a provação da MP 239, um dia antes: ”A vitória da MP 239, nesta terça-feira, vai encarrilhar a de hoje”, comemorou ao lembrar que a medida garante o direito a propriedade excluindo as propriedades rurais de interdição.

“Esse não é o projeto dos olhos do PV. Mas nós vamos apoiar porque se isso não for votado agora, não sai mais daqui”, disse o deputado Sarney Filho. Já o deputado Asdrubal Bentes (PMDB-PA), criou barreiras até o fim. Já depois da leitura do relatório, ele ainda tentou inserir mudanças nos artigos 19 e 78. Beto Albuquerque não perdeu a chance: ”Fique tranqüilo, deputado, não há nenhuma outra coisa subterfúgia”, disse, ao se referir a uma suposta mudança no texto, que não ocorreu, citada por Asdrúbal, que chegou depois na reunião, e perdeu o bonde. O deputado Asdrúbal, não conseguiu as mudanças, mas parecia muito satisfeito. “Perfeição não existe aqui na terra”, acrescentou.

Tasso Azevedo, Diretor Nacional de Florestas, fez um balanço sobre a aprovação do relatório final. “Está ótimo. Tem alguns pontos que podiam ter sido melhorados. A insistência do relator sobre o Serviço Florestal Brasileiro. O texto original trabalhava a gestão e uma série de ações de apoio ao manejo florestal. Ele limitou sua atuação às florestas públicas”, disse. Esse foi o favor que o Beto fez em troca da votação a favor da bancada do PSDB. “Outro ponto é o artigo novo, o 72, que exclui as concessões das áreas ocupadas e desmatadas. Mas vamos tentar tudo para que o projeto seja votado já nesta quinta-feira”, continuou. Severino pode colocar o projeto na frente das MPS, que trancam a pauta. Está nas mãos dele a Câmara fechar com chave de ouro essa questão e dar este presente à semana do meio ambiente.

O relator, deputado Beto Albuquerque, merece destaque. Não mediu esforços, desde o início das discussões, para conciliar as partes, chegar a um meio termo e pôr de uma vez por todas em votação a matéria, que quase descambou para o esquecimento burocrático da Casa. “A luta contra o tempo não foi brincadeira. Aqui perder o tempo das coisas, no sentido do termo, significa engavetar uma proposta”, e ressaltou: “Não estamos aqui fazendo concessão de terras públicas, mas de manejo, de pensar a Amazônia com pessoas dentro. A floresta intocável, mas constantemente violada, é um modelo ultrapassado”, disse.

Leia também

Reportagens
26 de abril de 2024

Número de portos no Tapajós dobrou em 10 anos sob suspeitas de irregularidades no licenciamento

Estudo realizado pela organização Terra de Direitos revela que, dos 27 portos em operação no Tapajós, apenas cinco possuem a documentação completa do processo de licenciamento ambiental.

Notícias
26 de abril de 2024

Protocolo estabelece compromissos para criação de gado no Cerrado

Iniciativa já conta com adesão dos três maiores frigoríficos no Brasil, além de gigantes do varejo como Grupo Pão de Açúcar, Carrefour Brasil e McDonalds

Notícias
26 de abril de 2024

Com quase 50 dias de atraso, Comissão de Meio Ambiente da Câmara volta a funcionar

Colegiado será presidido pelo deputado Rafael Prudente (MDB-DF), escolhido após longa indefinição do MDB; Comissão de Desenvolvimento Urbano também elege presidente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.