Chegou ao fim a primeira fase do Programa O Eco/ Instituto Unibanco de Jornalismo Ambiental, que tem como objetivo oferecer a estudantes de Comunicação Social a oportunidade de discutir como os assuntos ambientais vêm sendo abordados na mídia, e como poderiam ser.
Entre setembro e novembro de 2005, foram realizadas três palestras com o jornalista Marcos Sá Corrêa, diretor do site O Eco. Cento e vinte estudantes participaram dos encontros na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), na Universidade de São Paulo (USP) e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Marcos falou das mudanças do jornalismo e da carência de profissionais que saibam tratar de temas relacionados ao meio ambiente. Ele ressaltou que atualmente este tópico não aparece como uma área específica, mas perpassando assuntos urbanos, econômicos e sociais.
E a tecnologia faz a diferença. Quem tem computador em casa pode criar um canal direto de produção, aproximando-se dos veículos de comunicação. “Por falta de cobertura regular, existe no Brasil um imenso espaço para jovens repórteres e candidatos a repórter botarem um notebook debaixo do braço e baterem o imenso território inexplorado das notícias importantes que acontecem no front ambiental e não chegam aos olhos e ouvidos dos brasileiros”, afirma.
O jornalismo ambiental ainda é um assunto pouco discutido no ambiente acadêmico e quase ausente da formação profissional. Na PUC, onde o professor André Trigueiro é responsável por uma disciplina eletiva dedicada ao tema, a palestra teve maior presença de alunos do que nas outras universidades. Trigueiro considera que a publicação das reportagens de estudantes foi um incentivo extra do Programa. “Assim eles vêem o final da história, e são recompensados pela sua produção”, afirma.
Antônio Sampaio, aluno da PUC, conta que só se interessou pelo assunto depois de estudá-lo. “Eu tinha a idéia errada de que meio ambiente era só planta e bichinho. Agora entendo com este assunto está em todos os aspectos da nossa vida”, diz ele. Antônio é o autor de uma das três reportagens selecionadas para publicação aqui em O Eco. Ele escreve sobre o interesse empresarial nos novos mercados de crédito de carbono.
O Programa O Eco/ Instituto Unibanco de Jornalismo Ambiental continua em 2006, com mais uma palestra em universidade ainda a ser confirmada.
Leia as reportagens dos alunos que participaram do Programa:
Mercado modelo – por Antônio Sampaio
Créditos de carbono e índices de sustentabilidade levam empresas brasileiras a investir em projetos ambientais. Além de dar lucro, faz bem ao marketing.
Tijolo por tijolo – por Evelyn Delgado
Em Volta Redonda (RJ), prefeitura tem fábrica própria de tijolos-ecológicos para as obras públicas. Eles não usam argila nem lenha, e ainda saem mais baratos.
Bem-vindo ao seu país – por Elza Albuquerque
Projeto Unicom-Amazônia leva alunos de vários cursos da PUC-Rio para estágios de até quatro meses em Manaus. Eles são apresentados a um Brasil desconhecido.
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