Reportagens

O Eco/ Instituto Unibanco

Chega ao fim a primeira fase do programa de palestras para universitários sobre jornalismo ambiental, com a publicação de três reportagens enviadas por alunos.

Ana Antunes ·
26 de janeiro de 2006 · 18 anos atrás

Chegou ao fim a primeira fase do Programa O Eco/ Instituto Unibanco de Jornalismo Ambiental, que tem como objetivo oferecer a estudantes de Comunicação Social a oportunidade de discutir como os assuntos ambientais vêm sendo abordados na mídia, e como poderiam ser.

Entre setembro e novembro de 2005, foram realizadas três palestras com o jornalista Marcos Sá Corrêa, diretor do site O Eco. Cento e vinte estudantes participaram dos encontros na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), na Universidade de São Paulo (USP) e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Marcos falou das mudanças do jornalismo e da carência de profissionais que saibam tratar de temas relacionados ao meio ambiente. Ele ressaltou que atualmente este tópico não aparece como uma área específica, mas perpassando assuntos urbanos, econômicos e sociais.

E a tecnologia faz a diferença. Quem tem computador em casa pode criar um canal direto de produção, aproximando-se dos veículos de comunicação. “Por falta de cobertura regular, existe no Brasil um imenso espaço para jovens repórteres e candidatos a repórter botarem um notebook debaixo do braço e baterem o imenso território inexplorado das notícias importantes que acontecem no front ambiental e não chegam aos olhos e ouvidos dos brasileiros”, afirma.

O jornalismo ambiental ainda é um assunto pouco discutido no ambiente acadêmico e quase ausente da formação profissional. Na PUC, onde o professor André Trigueiro é responsável por uma disciplina eletiva dedicada ao tema, a palestra teve maior presença de alunos do que nas outras universidades. Trigueiro considera que a publicação das reportagens de estudantes foi um incentivo extra do Programa. “Assim eles vêem o final da história, e são recompensados pela sua produção”, afirma. 

Antônio Sampaio, aluno da PUC, conta que só se interessou pelo assunto depois de estudá-lo. “Eu tinha a idéia errada de que meio ambiente era só planta e bichinho. Agora entendo com este assunto está em todos os aspectos da nossa vida”, diz ele. Antônio é o autor de uma das três reportagens selecionadas para publicação aqui em O Eco. Ele escreve sobre o interesse empresarial nos novos mercados de crédito de carbono.

O Programa O Eco/ Instituto Unibanco de Jornalismo Ambiental continua em 2006, com mais uma palestra em universidade ainda a ser confirmada.

Leia as reportagens dos alunos que participaram do Programa:

Mercado modelo – por Antônio Sampaio
Créditos de carbono e índices de sustentabilidade levam empresas brasileiras a investir em projetos ambientais. Além de dar lucro, faz bem ao marketing.

Tijolo por tijolo – por Evelyn Delgado
Em Volta Redonda (RJ), prefeitura tem fábrica própria de tijolos-ecológicos para as obras públicas. Eles não usam argila nem lenha, e ainda saem mais baratos.

Bem-vindo ao seu país – por Elza Albuquerque
Projeto Unicom-Amazônia leva alunos de vários cursos da PUC-Rio para estágios de até quatro meses em Manaus. Eles são apresentados a um Brasil desconhecido.

Leia também

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Salada Verde
19 de abril de 2024

Museu da UFMT lança cartilha sobre aves em português e em xavante

A cartilha Aves do MuHna, do Museu de História Natural do Araguaia, retrata 10 aves de importância cultural para os xavante; lançamento foi em escola de Barra do Garças (MT)

Salada Verde
19 de abril de 2024

ICMBio abre consulta pública para criação de refúgio para sauim-de-coleira

Criação da unidade de conservação próxima a Manaus é considerada fundamental para assegurar o futuro da espécie, que vive apenas numa pequena porção do Amazonas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.