Reportagens

Votação sem festa

Em sessão cheia de articulações e telefonemas desesperados, proposta de transformar Cerrado e Caatinga em patrimônio nacional é aprovada por Comissão Especial.

Gustavo Faleiros ·
3 de agosto de 2006 · 18 anos atrás

Graças a esforços inimagináveis por parte da equipe do Ministério do Meio Ambiente, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para transformar o Cerrado e a Caatinga em patrimônio nacional foi aprovada na quarta-feira pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados, que estava há dois anos para votar a proposta feita em 1995 (PEC 115;95) e encaminhá-la para apreciação no plenário. Lá, além de enfrentar mais uma vez o lobby da bancada ruralista, a emenda ao parágrafo 4º do Artigo 225 da Constituição, mesmo que aprovada, não vai conseguir salvar o Cerrado e Caatinga da degradação em curso. Ser patrimônio nacional não significa muito, é apenas um status que a Constituição já concede à Amazônia, ao Pantanal e à Mata Atlântica.

O assessor parlamentar do Ministério do Meio Ambiente, Fernando Caminati, pesquisou sobre os efeitos jurídicos que a aprovação da PEC poderá ter e constatou que não há uma consequência imediata nos licenciamentos ou nas taxas de preservação. A proteção do Cerrado e da Caatinga já é garantida pelo Código Florestal de 1965, que se tornou ainda mais restritivo com a Medida Provisória 2.166, de 1998. O que ocorre, diz Caminati, é que por estar fora da Constituição, o Cerrado, principalmente, se tornou livre de implicações ambientais no discurso ruralista. “É como se dissessem nós protegemos a Amazônia, mas no Cerrado a expansão agrícola não tem problema”, analisa.

A resistência em reconhecer a importância do Cerrado e da Caatinga está traduzida no ritmo das atividades da Comissão Especial. Ao todo, o grupo convocou, desde o início de 2004, 38 sessões, mas apenas 17 aconteceram. A maioria (21) não ocorreu por falta de quórum e quatro foram canceladas. A lista completa da assiduidade (ou da falta dela) dos parlamentares pode ser encontrada na página da Câmara dos Deputados. Mas vale citar exemplos como o do deputado José Roberto Arruda (PFL), candidato favorito a assumir o governo do Distrito Federal e que não compareceu a nenhuma reunião. Na ponta do lápis, apenas 6 dos 32 deputados compareceram a mais de 50% das sessões.

No encontro marcado para quarta-feira, a ausência mais notada foi a do presidente da Comissão, Ricarte de Freitas (PTB-MT). Ele participou nas últimas semanas com a relatora da PEC, Neyde Aparecida (PT-GO), e com o Ministério do Meio Ambiente, do acordo que permitiu chegar a um texto de consenso que excluiu a proposta que a regulamentação da PEC ficasse sob responsabilidades dos zoneamentos ecológicos econômicos dos estados. Na sala, o que se comentava era que Ricarte fez jogo duplo: convocou a reunião na semana anterior e ajudou a boicotá-la faltando no dia.

Por detalhes assim, a aprovação da PEC foi vergonhosa. Assessores do Ministério do Meio Ambiente e deputados a favor da emenda empunhavam agendas e celulares a pedir que os membros da Comissão fizessem o mínimo, viessem à reunião convocada. Era necessário reunir pelos menos 17 dos 32 deputados da comissão para realizar a votação. Desde às 14h30, horário de início da reunião, parlamentares foram sendo pescados em seus gabinetes e por volta das 17hs, 16 deputados tinham assinado a lista de presença. Faltava, portanto, um.

Neste momento, entrou em cena o herói do dia, o deputado Givaldo Carimbão (PSB-AL). O Partido Socialista Brasileiro (PSB) ainda não havia indicado seus titulares para a comissão e em uma articulação da chefe da assessoria parlamentar do Ministério do Meio Ambiene, Jaura Rodrigues, a indicação saiu em minutos. Carimbão ainda correu na presidência da casa para pegar uma assinatura de Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e voltou para presidir a mesa da comissão. Pois com a ausência de Ricarte de Freitas, ele se tornou o único deputado presente com dois mandatos, condição para coordenar os trabalhos.

Com a lista de presentes com 17 assinaturas, o mínimo de quorum necessário, começou a votação. Ainda que na sala só estivessem de fato três deputados. Neyde Aparecida leu seu parecer esbaforida por temer que a apreciação fosse interrompida com o início dos trabalhos no plenário principal. O regimento da Câmara obriga a interrupção dos trabalhos das comissões quando há votação em plenário. Isso de fato ocorreu: a Comissão Especial foi interrompida por uma hora para que os parlamentares participassem da votação de Medidas Provisórias. Os assessores do Meio Ambiente seguiram os deputados e deles não desgrudaram até que voltassem para aprovarem a PEC. Foi assim que, depois de anos de muito lobby contra, a proteção ao Cerrado e a Caatinga avançou.

  • Gustavo Faleiros

    Editor da Rainforest Investigations Network (RIN). Co-fundador do InfoAmazonia e entusiasta do geojornalismo. Baterista dos Eventos Extremos

Leia também

Notícias
25 de abril de 2024

Brasil registra o maior número de conflitos no campo desde 1985, diz CPT

Segundo os dados da Comissão Pastoral da Terra, país teve 2.203 conflitos em 2023, batendo recorde de 2020; 950 mil pessoas foram afetadas, com 31 assassinatos

Salada Verde
25 de abril de 2024

Acnur anuncia fundo para refugiados climáticos 

Agência da ONU destinará recursos do Fundo para proteger grupos de refugiados do clima. Objetivo é arrecadar US$ 100 milhões de dólares até o final de 2025

Salada Verde
25 de abril de 2024

Deputados mineiros voltam atrás e maioria mantém veto de Zema à expansão de Fechos

Por 40 votos a 21, parlamentares mantém veto do governador, que defende interesses da mineração contra expansão da Estação Ecológica de Fechos, na região metropolitana de BH

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.