Reportagens

Em má companhia

Estudo diz que diversos países, inclusive nações em desenvolvimento, estão expandindo as suas áreas de floresta. Não é o caso do Brasil, que aparece na lista dos que continuam desmatando.

Aline Ribeiro ·
14 de novembro de 2006 · 17 anos atrás

Pelo menos no que diz respeito às florestas do mundo, o cenário de um futuro sombrio ainda não é irreversível. Um número cada vez maior de países, cuja história sempre foi marcada pela destruição de suas florestas, está embicando na direção contrária, conseguindo conter a sua perda de árvores ou expandindo o que resta de matas em seu território. É o que mostra um estudo realizado por cientistas europeus, americanos e asiáticos publicado no último número da Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) dos Estados Unidos. E que ninguém imagine que as nações que estão se reflorestando são apenas as potências industrializadas da América do Norte e da Europa.

O trabalho aponta que países como China, Índia, Turquia e até Vietnã enveredaram pelo caminho de deixar as suas florestas se expandirem. O estudo – que também propõe uma equação inédita para medir a saúde das florestas – conclui que 18 dos 50 países com mais florestas tiveram aumento das áreas cobertas por matas nos últimos 15 anos. Os resultados também apontaram para o crescimento da biomassa de 22 desses 50 países. Infelizmente, o Brasil está na outra metade da lista, na companhia nada abonadora de Indonésia e de algumas nações africanas. Brasil e Indonésia apresentaram as maiores perdas em quilômetros quadrados de floresta e em metros cúbicos de madeira e graças aos dois, o saldo mundial de florestas continua negativo. Ainda se corta mais do que se planta.

Peter Holmgren, chefe do setor de recursos florestais da FAO – órgão das Nações Unidas dedicado ao acompanhamento e discussão de temas ligados à alimentação e agricultura – disse ao The New York Times que os resultados precisam ser vistos com cautela. Segundo ele, o estudo se baseia em dados fornecidos pelos próprios governos, que com raras e honrosas exceções, entre elas o Brasil, não têm fama de saber monitorar, com régua e compasso, o estado de suas florestas. “Será que ouve uma mudança de paradigma”, perguntou ele ao repórter do jornal. “Não dá para afirmar com tanta certeza”.

Transição cedo

O trabalho publicado na PNAS mostra que há uma relação direta entre aumento de renda de sua população e expansão de florestas. Os pesquisadores descobriram que, quando o Produto Interno Bruto (PIB) per capita atinge US$ 4.600, as nações têm aumento nas reservas florestais. Nos Estados Unidos, os fazendeiros americanos retiraram mais madeira em 60 anos (de 1850 a 1910) do que em 250 anos pós-colonização, segundo o estudo. O reflorestamento, apesar de modesto, vem acontecendo regionalmente desde 1920. O primeiro estado a ter a transição foi o de Connecticut, em 1900.

Outros, como o Texas, fizeram a mudança só em 2002. Alguns países, porém, fizeram a transição muito mais cedo, como a Dinamarca (1810), França (1830), Suíça (1860), Portugal (1870), Escócia (1920) e Rússia (1930). A França é um modelo positivo de reflorestamento. De 1960 a 2005, teve sua área florestal expandida em mais de um quarto. Em El Salvador, país tropical em desenvolvimento, um quarto da cobertura florestal do país cresceu de 72% para 93% entre 1992 a 2001. Já a China teve significativo aumento de suas reservas florestais, que passaram de 792 quilos por hectare (kha) – uma unidade utilizada para medir biomassa – em 1970, para 143,000 kha, no começo de 2000.

O novo método, segundo os pesquisadores, é um dos mais precisos até agora, porque não somente apresenta as áreas cobertas por matas de cada país, mas contabiliza a densidade de árvores por hectare, a biomassa e a quantidade de carbono que é capturada pelas florestas. Por enquanto, a nova técnica será utilizada apenas pelos cientistas. Mas eles esperam que os governos do mundo todo utilizem o modelo para conduzir suas políticas públicas futuras.

Leia também

Notícias
24 de abril de 2024

Na abertura do Acampamento Terra Livre, indígenas divulgam carta de reivindicações

Endereçado aos Três Poderes, documento assinado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e organizações regionais cita 25 “exigências e urgências” do movimento

Reportagens
24 de abril de 2024

Gilmar suspende processos e propõe ‘mediação’ sobre ‘marco temporal’

Ministro do STF desagrada movimento indígena durante sua maior mobilização, em Brasília. Temor é que se abram mais brechas para novas restrições aos direitos dos povos originários

Notícias
24 de abril de 2024

Cientistas descobrem nova espécie de jiboia na Mata Atlântica

A partir de análises moleculares e anatômicas, pesquisadores reconhecem que jiboia da Mata Atlântica é diferente das outras, e animal ganha status de espécie própria: a jiboia-atlântica

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.